Ospa recebe maestro Hadrian Avila e violoncelista Romain Garioud

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre recebe, nesta terça-feira (19/7), dois grandes convidados no 12º Concerto Oficial – omaestro colombiano Hadrian Avila e o violoncelista francês Romain Gariound, que têm se apresentado com orquestras no mundo inteiro. Serão executadas obras de dois compositores – Antonín Leopold Dvorák (1841-1904), expoente da música tcheca, e Sergei Sergeievich Prokofiev (1891-11953), pianista e compositor russo de grande importância no século XX. O concerto inicia às 20h30, no Salão de Atos da UFRGS e faz parte da programação do XIII Encontro de Violoncelos do Rio Grande do Sul.

A participação do solista será logo na primeira obra, Concerto para Violoncelo e Orquestra, composta em 1894, por Dvorák. Depois de um intervalo, a Orquestra executa a Sinfonia nº 5, composta em 1945 por Prokofiev, muito apreciada tanto pelo regime soviético da época, quanto pelo público, tornando-se importante referência no universo sinfônico atual.

Hadrian Avila

Atual diretor musical da Orquestra Sinfônica de Cordoba (Argentina), Hadrian Avila nasceu na Colômbia, em 1974. Integrou o Conservatório Rimsky-Korsakov, em São Petersburgo, na Rússia. Em 2000, graduou-se como regente, com diploma de honra.

Esteve à frente das principais orquestras russas, como a Sinfônica de São Petesburgo, Orquestra da Câmara de Moscou e Orquestra Sinfônica de Kaliningrado. Também regeu na Argentina (Filarmônica de Buenos Aires, Sinfônica Nacional da Argentina e Sinfônica da Província de Córdoba), Colômbia (Sinfônica de Barranquilla, Filarmônica de Bogotá e Sinfônica Nacional da Colômbia), Cuba (Sinfônica Nacional de Cuba), Chile (Orquestra Sinfônica de Concepción) e Brasil (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica Brasileira e Orquestra da ULBRA).

Entre os anos de 2000 e 2001, foi diretor musical na Orquestra de Cauca (Colômbia). Depois ocupou o mesmo cargo na Orquestra Sinfônica de Belas Artes de Cali (Colômbia), onde ficou até 2004. Recebeu inúmeros prêmios e foi finalista do Concurso Latino-americano de Regência Orquestral (Prêmio OSESP), realizado em São Paulo no ano de 2005. Foi aluno de prestigiados maestros, como Kurt Masur e Charles Dutoit.

Romain Gariound

Romain Garioud pertence à jovem e brilhante geração francesa de violoncelistas. Recebeu muitos prêmios internacionais, entre eles estão o 12º Concurso Internacional Tchaikovsky (Moscou), 7º Concurso Internacional Rostropovitch, Concurso Internacional de Vina del Mar (Chile) e foi premiado como violoncelista por unanimidade no Conservatório Nacional Superior de Música de Paris.

Fez cursos de aperfeiçoamento com Xavier Gagnepain, em Bolonha, e com Philippe Muller, no 3º ciclo do C.N.S.M. de Paris. Notável pelo seu ardor, potência e profundidade da sua sonoridade, trabalha também com grandes violoncelistas estrangeiros, como Anner Bylsma, Natalia Chakovskaïa, Steven Isserlis e, mais recentemente, com David Geringas. Foi convidado a apresentar-se em concertos e a orientar master-classes em inúmeros festivais como o Orangerie de Sceaux, Flâneries de Reims, Festival Musique à l’Empéri, Collonge-Bellerive (Suiça), Amadeus à Genève, schleswig Holstein na Alemanha, entre outros. Em 2007, criou o Delian Quartet (www.delian-quartett.com), ao qual pertence.

XIII Encontro de Cellos

A 13ª edição do Encontro de Cellos conta com a participação dos músicos Arthur Hornig (Alemanha), Milene Jorge Aliverti (Brasil), Núria Rosa Muntañola (Espanha) e Romain Garioud (França) e apresenta ampla programação voltada tanto para alunos de violoncelo quanto para o público em geral. Saiba mais em: www.goethe.de/portoalegre

A OSPA é uma das fundações vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura. Os Concertos são patrocinados pela Lei Federal de Incentivo a Cultura, Vonpar, Ipiranga, Gerdau, Souza Cruz e Brasília Guaíba. A realização é da OSPA, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

12º CONCERTO OFICIAL
Quando: Terça-feira (19/7), às 20h30
Onde: Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110 – Porto Alegre)

Programa:
Dvorak – Concerto para violoncelo e orquestra – Op. 104
Prokofiev – Sinfonia n° 5, Op. 100
Regência: Hadrian Ávila
Solista: Romain Garioud (violoncelo)
Ingressos:
À venda no Salão de Atos da UFRGS, na segunda-feira, dia 18/7, (das 11hàs 19h) e na terça-feira, dia 19/7, (das 11h até o horário do espetáculo)
Público em geral: R$20
Estudantes e pessoas a partir de 60 anos: R$10
Clube do Assinante ZH: R$15
*Descontos não são acumulativos.

Texto: Raphaela Donaduce