Muro da Mauá começa a ser pintado pelos artistas gaúchos

O muro da Mauá, no  centro histórico de Porto Alegre, começa a ter novo visual. Desde a manhã dessa quarta-feira artistas plásticos, cartunistas e coletivos de arte executam projetos de arte no local. O  ARTE NO MURO é uma atividade do Festival Internacional de Cultura Livre (FicLivre) que integra a programação do Fórum Social Temático: Justiça Social e Ambiental e tem a organização da Associação Riograndense de Artes Plásticas Francisco Lisboa – Chico Lisboa, do Instituto Estadual de Artes Visuais, da Secretaria de Estado da Cultura – SEDAC  com a parceria com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre e o apoio das tintas Coral.

A programação cultural do FST 2012 apresenta shows musicais, espetáculos de dança, teatro e circo, artes visuais e audiovisuais, oficinas, cinema e debates. Toda a programação tem patrocínio exclusivo da Rede Saúde e Cultura da Fundação Oswaldo Cruz, uma parceria dos Ministérios da Cultura e da Saúde. A produção é da SM Eventos.

Pela primeira vez coletivos de arte do interior participam de uma ação integrada dessa natureza. Natália Arves veio de Pelotas e comemora a oportunidade.”É uma atividade muito importante para nós, somos 7 artistas de Pelotas que podemos mostrar nosso trabalho de forma bem pública aqui no muro”.

O artista plástico  Mário Schuster destaca o significado da ação. ” Juntar a arte com o debate político é muito importante. Uma atividade como esta dá visibilidade para os artistas. E tem ainda o significado do muro, que está aí para separar e com a arte há uma intervenção na cidade que de certa forma integra, todos que passam por aqui vão observar e participar”.

O ARTE NO MURO ocorre até o dia 28 de janeiro de 2012.  Para o projeto, foram convidados artistas visuais consagrados, coletivos de arte, universidades, escolas informais de arte, grupos organizados de desenho, pintura, graffiti, hip-hop, cartum, entre outros, residentes no estado do Rio Grande do Sul. Estes artistas executarão 30 projetos (25x3m cada um) numa extensão de 520m lineares no muro da Avenida Mauá, no Cais do Porto na cidade de Porto Alegre..