Sarau no Theatro São Pedro revisita o pensamento de Freud e Hoffmann

O Sarau Freud e os escritores da próxima terça-feira (09), às 20h, no foyer do Theatro São Pedro, apresenta o encontro do pai da psicanálise com o escritor alemão Ernest Theodor Amadeus Hoffmann. No elenco, Janaina Pelizzon, Lenira Fleck e Liana Timm, com direção de Graça Nunes. A entrada é franca e os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro.

O evento explora a aproximação de ideias dos dois personagens através da encenação de textos literários e casos clínicos. Sigmund Freud buscou inspiração nos contos fantásticos desse escritor (pseudônimo ETA Hoffmann), pesquisando inquietudes que estimulam os desejos ocultos da humanidade. Diálogos instigantes entre os pensadores, que atualizam o “estrangeiro” presente em todos nós, num passeio pelas questões da subjetividade humana.

 

Evento tem entrada franca Foto: Camila Cunha

 

Sobre o projeto

Freud e os escritores foi criado em 2009; em agosto deste ano o sarau completou dois anos de apresentações no Theatro São Pedro. Em cena, as intérpretes abordam as ressonâncias atemporais das preferências literárias, filosóficas e artísticas do pai da psicanálise. No contexto histórico e original das ideias dos escritores citados por Freud, o evento coloca em evidência as interlocuções presentes ainda hoje na subjetividade humana. O projeto está baseado em uma tríade de manifestações: dramaturgia, psicanálise e arte.

 

Serviço:

O que: Sarau Freud e os escritores: Freud & Hoffmann

Quando: 09 de outubro (terça-feira), às 20h

Onde: Foyer nobre do Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/nº)

Entrada franca

 

Texto: Diego da Maia

Edição: Asscom Sedac