Símbolos cívicos em exposição no Museu Julio de Castilhos

O Museu Julio de Castilhos, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, abre nesta terça-feira (27) a exposição Símbolos Cívicos do RS – Uma Herança Farroupilha, com curadoria de Ivo Benfatto e Rafael Lauermann. As obras podem ser conferidas de terças-feiras a sábados, das 10h às 17h, até março de 2013.

 

Lenço farroupilha é uma das peças em exposição Foto: Divulgação

 

Sobre a criação dos símbolos

No dia 09 de setembro de 1836, Antônio de Souza Netto, a figura respeitada das forças farroupilhas, venceu as tropas imperiais na primeira grande batalha, nos campos de Seival. Netto, no fragor da vitória, incentivado pelos liberais exaltados, proclamou a República Rio-grandense, declarando a província do Rio Grande do Sul separada do Brasil.

Os símbolos cívicos oficiais do Rio Grande do Sul têm como origem aqueles adotados para a República Rio-grandense a partir de sua declaração. A primeira oficialização de um símbolo cívico ocorreu em 12 de novembro de 1836, através de um decreto assinado pelo presidente da República Rio-grandense em exercício, José Gomes de Vasconcelos Jardim, e pelo ministro e secretário de Estado dos Negócios do Interior, Domingos José de Almeida.

 

Outras informações pelos telefones (51) 3221.3959 e (51) 3221.5946.

 

Serviço:

O que: Símbolos Cívicos do RS – Uma Herança Farroupilha

Quando: 27 de novembro de 2012 a março de 2013, terças a sábados, das 10h às 17h

Onde: Museu Julio de Castilhos (Rua Duque de Caxias, 1205)

Entrada franca

 

Texto: Asscom Sedac