Sistema Estadual de Museus encerra o ano com mais 200 participantes capacitações do Plano Museológico

O Sistema Estadual de Museus (SEM) da Secretaria de Estado da Cultura realizou nesta terça-feira (20) a última palestra de capacitação sobre o Plano Museológico de 2016. A atividade, que aconteceu no auditório do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), atende determinação do Estatuto de Museus – Lei Federal 11.904/2009, para que as instituições sistematizem suas funções. A capacitação foi ministrada pelas museólogas Ana Ramos Rodrigues e Lilian Fontanari e recebeu gestores de museus, estudantes e voluntários de cidades do interior.

IMG_4964

Ao longo deste ano, foram realizadas quatro palestras de capacitação com mais de 200 participantes. De acordo com Graziela Alexandretti, coordenadora interina do SEM/RS, a ideia é retomar as capacitações em março de 2017 e abranger o maior número possível de municípios, seja com capacitação, seja com assessoria técnica em gestão, preservação e documentação de acervos, modernização, acessibilidade, pesquisa e inovação.

Segundo o Sistema Estadual de Museus, o Rio Grande do Sul tem aproximadamente 385 museus no estado, sendo que 360 estão cadastrados.

Estatuto de Museus

O Estatuto contribui com procedimentos para criação de museus, identificando suas funções e atribuições, estabelecendo normas reguladoras, como diretrizes sobre preservação, conservação, restauração e segurança dos bens culturais.

Mais informações sobre o Plano Museológico no link http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Lei/L11904.htm.