Província chinesa busca parcerias na Cultura e na Comunicação com o RS

Um dos objetivos da delegação chinesa é a troca de experiências na área cultural - Foto Daniela Barcellos / Palácio Piratini

Um dos objetivos da delegação chinesa é a troca de experiências na área cultural – Foto Daniela Barcellos / Palácio Piratini

Buscar aproximação e parceria na área da Cultura e da Comunicação foi o objetivo do encontro entre o governo do Estado do Rio Grande do Sul e a Província de Heilongjiang, na China, nesta terça-feira (14). A delegação foi recebida pelos secretários de Comunicação, Cleber Benvegnú,  adjunto da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer André Kryszczun e representantes de diversas áreas do governo, no Palácio Piratini.

O secretário Benvegnú afirmou que o Rio Grande do Sul está aberto ao diálogo e lembrou o “momento de transição que o governo passa na busca de parcerias para a TV pública do Estado”.

O presidente da Associação Internacional de Cultura de Heilongjiang, Zhang Xiaolian, agradeceu a oportunidade do encontro e falou que o “Brasil e a China são países muito representativos, que estão em busca de desenvolvimento econômico de forma segura e rápida”. Xiaolian também afirmou que Heilongjiang e o Brasil possuem muitas similaridades e pontos em comuns que podem ser discutidos.

Um dos objetivos da delegação chinesa é a troca de experiências também em nível cultural. “Podemos ter trocas culturais entre os dois estados. Apresentar a Cultura do Rio Grande do Sul em Heilongjiang e trazer para o Rio Grande do Sul a Cultura do estado chinês”, destacou.

TVE

A TV pública do Rio Grande do Sul também foi apresentada à delegação de Heilongjiang. Segundo o presidente da Fundação Cultural Piratini – TVE e FM Cultura, Orestes de Andrade Jr., a TVE é uma TV aberta e faz parte de uma rede nacional, liderada pela TV Brasil. Possui 40 retransmissoras no estado e um alcance de cerca de 90% da população gaúcha, sendo considerada a segunda maior emissora do Rio Grande do Sul.

O incentivo à produção de audiovisual no Brasil também foi lembrado como demonstração da difusão cultural no país. O presidente da TVE falou que parcerias com outros países já estão acontecendo aqui no Rio Grande do Sul. “Vamos veicular na nossa TV pública uma novela produzida em Angola, em troca de conteúdo com o país africano. Estamos abertos a essas parcerias”, ressaltou.

Fizeram parte da delegação, o presidente da Rede de Radiodifusão de Heilongjiang, Liu Yuping; o vice-diretor do Escritório de Reforma e Desenvolvimento do Sistema Cultura do Departamento de Publicidade da Província de Heilongjiang, Wang Xiaodong; e o diretor da Estação de Rádio e Televisão de Heilongjiang, Yu Hao. Representando o governo do Estado também esteve o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Gilberto de Pinho.