Projeto “Eu Leio Scliar” reúne autores em homenagem ao escritor

Personalidades ligadas à literatura leram trechos preferidos do escritor gaúcho - Foto: Solange Brum/Sedactel

Personalidades ligadas à literatura leram trechos preferidos do escritor gaúcho – Foto: Solange Brum/Sedactel

Aconteceu na noite desta terça (18) o projeto “Eu Leio Scliar”, que homenageou o médico gaúcho que completaria 80 anos em 2017. O evento marcou a abertura da Semana Estadual do Livro e do Incentivo à Leitura, que segue com muitas atrações até o dia 24 de abril. Promovido pelo Instituto Estadual do Livro (IEL), a reunião de leitura de trechos da obra do autor aconteceu na Sala de Música no Multipalco do Theatro São Pedro.

“O Eu Leio é uma homenagem a escritores que contribuíram para a vida e a história dos gaúchos”, afirmou Patrícia Langlois, diretora do Instituto. Patrícia destacou que já houve leituras de Carlos Urbim, Sergio Napp e Mario Quintana. No encontro de escritores para escritores, os autores fazem a leitura de seus trechos preferidos do homenageado.

Participaram do evento 36 personalidades ligadas à literatura. Foram elas: Airton Ortiz. Alexandre Brito, Ana Mello, Armindo Trevisan, Barbara Sanco, Breno Serafini, Cacá Mello, Cândido Brasil, Cathe De Leon, Cristina Macedo, Débora Jardim, Denise Weinréb, Dilan Camargo, Giovani Rostirolla, Gladis Berriel, Jorge Rein, José Eduardo Degrazia, Julio Alves, Jussara Mello, Luis Augusto Fischer, Luiz Coronel, Luiz Olintho Telles, Luiz Paulo Faccioli, Marion Cruz, Marô Barbieri, Milene Barazzetti, Patrícia Langlois, Paulo Wainberg, Rafael Ban Jacobsen, Rejane Romani Rech, Sergio Borga, Sidnei Schneider, Susana Kanter, Tabajara Ruas, Viviane Gil e Waldomiro Carlos Manfroi.

Projeto Autor Presente

Ainda durante a manhã de terça-feira, durante o Seminário “Professor, o Protagonista”, os secretários da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Victor Hugo e de Educação, Luís Alcoba, assinaram um Termo de Cooperação para a execução do Projeto Autor Presente. Criado em 1972, o Projeto do Instituto Estadual do Livro (IEL), órgão da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sedactel), caracteriza-se por promover a leitura e a literatura gaúcha a partir de encontros entre escritores e seu público.

Nesta edição, participam 60 autores. As obras são direcionadas às escolas da Rede Estadual de Ensino para trabalho em sala de aula. Atualmente é feita a leitura prévia da obra do escritor convidado e são desenvolvidas atividades que estimulam a fruição, a criatividade, o aumento do repertório de leituras e a promoção da cidadania. Além disso, a abrangência do projeto não se reduz a instituições escolares, mas contempla bibliotecas públicas e comunitárias, Pontos de Cultura e Leitura, Penitenciárias, Fundações de Atendimento Sócio Educativo (Fase) e lares para idosos.