Festival #JuntosPelaCultura reuniu grupos para apresentação gratuita à comunidade

Teatro, música e dança foram algumas das atrações - Foto: Solange Brum/Sedactel

Teatro (como o Grupo UEBA na foto), música e dança foram algumas das atrações – Foto: Solange Brum/Sedactel

A comunidade gaúcha recebeu neste sábado (6) mais uma alternativa para dar visibilidade à produção cultural regional, levando a arte, de forma gratuita, em todas as suas manifestações. A primeira edição do Festiva #JuntosPelaCutlura aconteceu durante toda a tarde em Porto Alegre, no estacionamento do Centro Municipal de Cultura. A ação é uma parceria entre a Secretaria Municipal da Cultura (SMC), o Governo do Estado Rio Grande do Sul por meio da Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sedactel), grupos vencedores do edital #juntospelacultura e artistas da cidade de Porto Alegre.

Entre as atrações no palco estavam a Banda Municipal de Porto Alegre, abrindo o evento; o espetáculo Fusca a Vela do Grupo UEBA; um fragmento da peça Trilogia Sensível – Portas do Invisível do Grupo NEELIC; uma performance da Coia Municipal de Dança; e um show da Banda Capitão Rodrigo. Entre cada apresentação a discotecagem de Djs convidados animou o público.

Também aconteceram exibições dos projetos Fábulas Contínuas e Roda Carijo, além de escambos de livros e feira de artesanato do GerAção e Skoob Encontro de Leitores.

Ao longo do evento, artistas da premiada Crew Paxart, de Porto Alegre, realizaram uma intervenção em parte da fachada do Centro Municipal de Cultura. O objetivo é trazer expressões urbanas contemporâneas para dentro do aparelho público.

Esta iniciativa agrega diferentes segmentos da sociedade, promovendo a integração entre arte, espaço público e população. A realização do Festival no Teatro Renascença abre a oportunidade para que as comunidades da Ilhota e Lupicínio Rodrigues, localizadas na região, participem do evento.

Esta iniciativa é uma realização da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre e Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, com apoio e organização da Mosaico Produtora Cultural. As participações dos grupos UEBA, Neelic, Capitão Rodrigo, Leo Caobelli e Cooperativa Caterse são viabilizadas com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.