Noite dos Museus movimenta instituições do Estado neste sábado

Em 2016 mais de 16 mil pessoas aproveitaram a noite cultural

Em 2016, mais de 16 mil pessoas aproveitaram a noite cultural

A Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sedactel), por meio do Sistema Estadual de Museus (SEM), apoia a 2ª edição da Noite dos Museus, em Porto Alegre. São quatro equipamentos do Estado que terão visitação durante a noite deste sábado (20): o Memorial do Rio Grande do Sul, o Museu de Artes do RS (Margs), o Museu de Arte Contemporânea (MAC) e o Museu Julio de Castilhos. O evento acontece entre 19h e meia noite em um total de dez espaços da Capital.

Além das mostras e acervos expostos, os museus terão uma programação cultural durante toda a noite. Cada local irá reunir artistas de diversos gêneros e estilos, criando um ambiente de valorização e socialização da arte. “Abrimos nossos espaços para promover a cultura, estimular a visitação e fomentar a arte”, garante o secretário da Sedactel, Victor Hugo.
Durante o evento haverão promoções para o público. “Os hotéis associados à ABIH-RS foram estimulados a oferecer tarifas culturais no final de semana do evento”, afirma o diretor de Turismo da Sedactel, Abdon Barretto Filho, lembrando que a Linha Turismo da prefeitura da Capital também terá desconto e roteiro especial na noite do dia 20. Além das instituições do estado, participam do evento a Fundação Iberê Camargo, o Museu da Ufrgs, o Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, a Coordenação de Artes Plásticas, o Planetário Professor José Baptista Pereira – Ufrgs, e o Goethe-Institut Porto Alegre.
A Noite dos Museus é uma realização da Rompecabezas e do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet. Tem patrocínio das empresas Vivo, Banrisul e Enerfin. Com apoio do Sistema Estadual de Museus (SEM), Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Banco Renner, Sinergy e Bandits.
Horário Especial (durante o final de semana da Noite dos Museus):
- Memorial do RS: abrirá sábado entre 19h e 24h; domingo permanecerá fechado;