Ospa inaugura segunda temporada da Série Música no Museu

Abertura acontece domingo, às 16h30, no Margs - Foto: Ana Eidam

Abertura acontece domingo, às 16h30, no Margs – Foto: Ana Eidam

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) e o Museu de Arte do RS Ado Malagoli (Margs) retomam no domingo (21) a Série Música no Museu. A partir das 16h30 a pinacoteca do Museu recebe recital de clarinete e quarteto de cordas com músicos da Ospa e convidados. O programa também apresenta música clássica, judaica e jazz. A entrada é franca

Os músicos Diego Grendene (Clarinete), Brigitta Calloni (Violino), Hella Frank (Violino), Gabriela Vilanova (Viola) e Neemias Santos (Violoncelo) destacarão três obras para Clarinete e Quarteto de Cordas, duas delas inéditas na Capital gaúcha. “Esquisses Hébraïques”, de Alexander Krein (1883-1951), e “5 Canções para Clarinete e Quarteto de Cordas”, de George Gershwin (1898-1937), serão apresentadas pela primeira vez em Porto Alegre. O “Quinteto para Clarinete e Cordas” de Sigismund von Neukomm (1778-1858) também integra o repertório.

“O clarinete é um instrumento de grande versatilidade. Se por um lado compositores como Mozart, Brahms, Shumann, Debussy, e tantos outros, dedicaram importantes obras a ele, o clarinete é também figura central no jazz, na música klezmer (gênero de música não-litúrgica judaica), no chorinho e nas bandas sinfônicas e militares”, comenta Diego Grendene, clarinetista da Ospa.

Sobre a obra de Krein, Grendene adianta: “nesta obra podemos ouvir o clarinete e as cordas explorarem o universo sonoro da música judaica”. Já a peça de Gershwin nos remete às sonoridades do jazz através de um compilado de famosas canções.

Exposições do Margs

Quem for ao recital poderá também apreciar as exposições “Pro Posições: exposição comemorativa dos 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS”, “A Arte é a Melhor parte da Infância”, “Redes”, por Tonico Alvares, e “Uma Possível História da Arte do Rio Grande do Sul: Plural[ismos] no sul”. No Bistrô, está em cartaz “POA 81”, de Flávio Wild.

Série Museus

Lançada no ano passado, a série Música no Museu foi criada para institucionalizar a presença da música de câmara na programação da Ospa. Ela leva ao público repertórios para formações menos numerosas em relação à orquestra, além da produção de compositores que escrevem especificamente para essas formações. Em Porto Alegre, os encontros são promovidos uma vez por mês em parceria com o Margs. O objetivo da série é também aproximar música, artes visuais e história em um espaço tradicional da cidade dedicado à preservação da nossa história cultural. Uma das novidades deste ano é a apresentação do grupo “Ospa Música Nova”.

Ospa

A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Governo do Rio Grande do Sul (Sedactel/RS). Os concertos da temporada 2017 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, por Corsan e Banrisul. Apoio: Ipiranga, Thyssenkrupp e Ventos do Sul. A realização é de Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Sedactel/RS.

Música no Museu 2017

Quando: 21 de maio, domingo, às 16h30

Onde: MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (Praça da Alfândega, s/n – Centro Histórico)

ENTRADA FRANCA