Ospa recebe flautista norte-americana Christie Beard na estreia da Série de Igrejas 2017

Musicista é conhecida pela dedicação à difusão da música contemporânea latino-americana - Foto: Chasing Light Photography/Divulgação

Musicista é conhecida pela dedicação à difusão da música contemporânea latino-americana – Foto: Chasing Light Photography/Divulgação

A edição de 2017 da Série Igrejas da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) abre com a participação da flautista estadunidense Christie Beard. Na terça-feira (16), às 20h30, o concerto acontece na Igreja da Reconciliação (Rua Senhor dos Passos, 202). A entrada é franca.

A solista, que é conhecida pela dedicação à difusão da música contemporânea latino-americana, apresenta-se pela primeira vez coma Ospa. A apresentação conta com solos de obra do compositor porto-riquenho Ernesto Cordero. A regência é de Evandro Matté, diretor artístico e maestro da Ospa, que apresenta, ainda, a Sinfonia nº 38 de Mozart.

Christie Beard vem desenvolvendo uma ativa carreira internacional como solista, musicista de câmara e professora, sendo frequentemente convidada a recitais e festivais pelas Américas e Europa. Seu foco atual é a música contemporânea para flauta da região andina. Em Porto Alegre, ela executa a primeira obra do programa do evento: o “Concerto Boriken para flauta piccolo e orquestra” de Cordero, composto em 2001.

Na sequência, será apresentada a Sinfonia nº 38 de Mozart, escrita em 1786. Também conhecida por “Praga”, a composição presta homenagem à cidade que acolheu Mozart quando os vienenses perderam interesse por sua música em função das inovações que trazia. A obra foi composta pouco depois de Mozart romper seu vínculo com a corte, inaugurando um novo momento na história da música e abrindo espaço para as liberdades que os compositores vieram a conquistar no século XIX.

Mais sobre Christie Beard

Fundadora e diretora artística do Simpósio Internacional de Piccolo, Christie também atua na Associação Nacional de Flauta como membro do Comitê de Piccolo e como editora colaboradora do jornal da associação. É professora de flauta na Universidade do Nebraska em Omaha, onde coordena os estudos de instrumentos de sopro. Artista internacional Sankyo Flutes, está estreando neste ano seu CD de estreia “To the Nth Degree”, com música do século XXI para Piccolo.

Mais sobre Evandro Matté

Maestro Evandro Matté será o regente da noite - Foto: Maí Yandara

Maestro Evandro Matté será o regente da noite – Foto: Maí Yandara

É diretor artístico e maestro da Ospa; diretor artístico do Festival Internacional SESC de Música, que acontece em Pelotas; e diretor artístico e maestro da Orquestra Unisinos Anchieta. Realizou sua formação musical na Universidade Federal do RS, na University of Georgia (EUA) e no Conservatoire de Bordeaux (FRA). Trompetista da Ospa desde 1990, é também coordenador cultural da UNISINOS e pós-graduado em Gestão Empresarial. Esteve à frente de orquestras do Uruguai, Argentina, China, República Checa e Alemanha. É coordenador do projeto social Vida com Arte, que atende 250 crianças, proporcionando inclusão social através da música.

Sobre a Série Igrejas

Ao longo do ano, a Série Igrejas levará concertos com entrada franca a diferentes espaços religiosos da capital. A programação inclui grandes atrações com a participação do Coro Sinfônico e orquestra, e a vinda de grandes nomes da música nacional e internacional. O próximo concerto da série será regido pelo maestro uruguaio Martín Garcia, diretor musical da Orquestra Sinfônica do Auditório Nacional Sodre de Montevideo.

Mais informações pelo site www.ospa.org.br telefone (51) 32227387.

A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Governo do Rio Grande do Sul (Sedactel/RS). Os concertos da temporada 2017 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, por Corsan e Banrisul. Apoio: Ipiranga, Thyssenkrupp e Ventos do Sul. A realização é de Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Sedac/RS.

Concerto da Ospa | Série Igrejas

Quando: 16 de maio de 2017, terça-feira, às 20h30

Onde: Igreja da Reconciliação (Rua Sr. dos Passos, 202 – Porto Alegre)

ENTRADA FRANCA

PROGRAMA

CORDERO, E.: Concerto Boriken para flauta piccolo e orquestra

MOZART, W. A.: Sinfonia n 38 K.504 – “Praga”

Regente: Evandro Matté (Brasil)

Solista: Christie Beard (flautista | EUA)