Concurso Nacional de Contos Josué Guimarães está com inscrições abertas

Concurso homenageia escritor gaúcho que apoiou a criação e a expansão da Jornada de Passo Fundo

Concurso homenageia escritor gaúcho que apoiou a criação e a expansão da Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo

Estão abertas as inscrições para o 14º Concurso Nacional de Contos Josué Guimarães, que acontece dentro da programação da Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo. Destinado a contistas com obras inéditas, o objetivo é valorizar a criação literária no Brasil. A iniciativa é uma promoção da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo e Lazer do Rio Grande do Sul (Sedactel), por meio do Instituto Estadual do Livro (IEL), em parceria com a Universidade de Passo Fundo (UPF) e a Prefeitura de Passo Fundo.

“A volta da Jornada de Literatura de Passo Fundo é fruto de uma construção coletiva em que o Governo do Estado tem a sua parte. Entre elas, a garantia da manutenção do Concurso Nacional de Contos, que em sua 14a edição já premiou algumas das melhores prosas curtas produzidas em língua portuguesa”, afirma o secretário da Sedactel, Victor Hugo.

Os candidatos devem entregar, ou enviar via correio, dois textos para a sede do IEL, na rua André Puente, 318, bairro Independência, Porto Alegre/RS, CEP 90035-150. Não serão aceitas inscrições por e-mail. O Prazo final é 10 de julho de 2017. O regulamento pode ser acessado em http://www.upf.br/16jornada/14-concurso-de-contos-josue-guimaraes

Podem participar contistas com obras publicadas ou não, mas os textos inscritos não podem ter sido publicados, nem na internet. Os originais deverão ser apresentados em quatro vias, em formato A4, digitados numa só face, espaçamento duplo entre linhas, fonte Times Roman, tamanho 12, e identificados apenas com o pseudônimo do autor. Todas as vias deverão ser reunidas em único envelope, no qual deverão constar o título do concurso e o pseudônimo do autor. Nesse mesmo envelope, deverá ser colocado outro envelope, contendo a identificação do autor, seu endereço completo, telefone, um breve currículo e a indicação dos títulos dos contos.

Os melhores contos receberão prêmios no valor de R$ 5 mil para o 1º lugar e de R$ 3 mil, para o 2º lugar. Os contos premiados poderão ser editados em antologia organizada pelo IEL, a ser publicada em coedição com a Fundação UPF e a Prefeitura de Passo Fundo. Alguns trabalhos ainda poderão ser destacados com menção honrosa, a critério da Comissão Julgadora. O nome dos vencedores será divulgado na abertura da 16ª Jornada Nacional de Literatura, dia 2 de outubro, no Portal das Linguagens/UPF.

O concurso e a Jornada de Passo Fundo

Em 2017, quando serão celebrados os 36 anos das Jornadas Literárias de Passo Fundo, acontece a 14ª edição do Concurso Nacional de Contos Josué Guimarães. Iniciado em 1988, o Concurso homenageia o jornalista e escritor sul-rio-grandense que apoiou a criação e a expansão do evento, que é realizado a cada dois anos, desde 1981. Após uma interrupção desde 2015, o evento acontece este ano, de 2 a 6 de outubro, com patrocínio do Banrisul, Corsan, Cia. Zaffari & Bourbon e apoio da Sedactel, por meio do IEL, e Ministério da Cultura, além da parceria cultural do Sesc, dentre outras empresas e órgãos.

Caracterizada como uma das maiores movimentações literárias da América Latina, a Jornada Literária passa por remodelações. As atividades transcenderão os limites da UPF, sendo estendidas por diversos espaços culturais de Passo Fundo, resultando em ações como o “Projeto transversais: rotas leitoras”, “Livros na mesa: leituras boêmias” e os “Caminhos das artes”. No Complexo do Portal das Linguagens, os espaços serão batizados com o nome de diferentes escritores. Em 2017, Clarice Lispector, Ariano Suassuna, Carlos Drummond de Andrade e Moacyr Scliar serão os autores homenageados. Outra importante novidade é a participação do IEL na elaboração e coordenação do Seminário Literatura Gaúcha – Cena Contemporânea. Informações sobre a programação completa estão no portal www.upf.br/16jornada, e-mail jornada@upf.br ou telefone (54) 3316-8368.

Serviço:
Prazo: 10 de julho de 2017
Regulamento: http://www.upf.br/16jornada/14-concurso-de-contos-josue-guimaraes
Inscrições: Via correios ou pessoalmente,  na sede do IEL: rua André Puente, 318, bairro Independência, Porto Alegre/RS, CEP 90035-150
Informações: iel@sedactel.rs.gov.br e (51) 3314-6450