Projeto Concertos Didáticos leva 3,5 mil crianças para ouvir a Ospa

De maneira pedagógica, Ospa apresenta música de concerto para público infantil - Foto: Ana Eidam

De maneira pedagógica, Ospa apresenta música de concerto para público infantil – Foto: Ana Eidam

Com o objetivo de apresentar o universo da música de concerto às crianças, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) realiza a Série Concertos Didáticos. São três apresentações gratuitas para escolas que se cadastraram previamente no programa, voltado a turmas do segundo ao quarto ano do ensino fundamental. Este ano foram 57 instituições, sendo que 48 delas da rede pública de ensino. No total, mais de 3,5 mil crianças assistirão às apresentações, montadas com um repertório especial para o público infantil.

Além de contar com composições conhecidas dos pequenos, como trilhas de desenhos animados e do filme “Harry Potter”, o programa contempla uma das mais belas peças do repertório orquestral para esse público: “Pedro e o Lobo”, de Sergei Prokofiev. Nos dias 19 e 20 de junho, segunda e terça-feira, o maestro Evandro Matté, diretor artístico da orquestra, conduz a Ospa no Salão de Atos da Urfgs.

A intenção dos Concertos Didáticos é complementar a educação musical dos alunos e contribuir para a formação de novos públicos. Nos encontros, são apresentadas as famílias de instrumentos musicais, o papel do maestro e outras atividades referentes ao mundo da música, sempre de maneira pedagógica.

“Esses concertos são importantes para a sensibilização das crianças em relação à música orquestral. Teremos, mais uma vez, a participação do Cachorro Abelardo como mestre de cerimônias. Ele cativa as crianças e torna a apreciação da música ainda mais prazerosa”, comenta o maestro Evandro Matté. O Cachorro, marionete, é personagem interpretado por Mário de Ballentti, ator e manipulador de bonecos que atuou junto à TV Colosso, da Rede Globo, e que fundou da Cia. Caixa do Elefante. Na segunda-feira, dia 19, o concerto será às 10h30. Na terça-feira, dia 20, ocorrerão exibições às 9h e às 10h30.

No elenco de participações especiais está também o jovem clarinetista Diogo L. Viegas, de apenas 14 anos. Ele é estudante da Escola de Música da Ospa e interpretará o terceiro movimento do “Concertino para clarinete” de Carl Maria Von Weber.

Mais informações pelo site www.ospa.org.br ou pelo telefone (51) 3222.7387

Concertos da Ospa | Série Didáticos

Quando: Dias 19 de junho, segunda-feira, às 10h30, e 20 de junho, terça-feira, às 9h e às 10h30

Local: Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110 – Campus Central – Porto Alegre)

PROGRAMA

John Williams: Harry Potter (Arranjo: Alexandre Ostrovski Jr.)

Serguei Prokofiev: Pedro e o Lobo

Desenhos Animados (Arranjo: Sandro Souza)

Carl Maria Von Weber: Concertino para Clarinete – 3º Movimento | Solista: Diogo L. Viegas (Clarinete)

G.Weiss, H. Pereti e L. Creatore: O Rei Leão – The Lion Sleeps Tonight (Arranjo: Silvane Guerra)

Johannes Brahms: Dança Húngara nº 5

Klaus Badelt: Piratas do Caribe 

Regente: Evandro Matté

Solista: Diogo L. Viegas (Clarinete)

Participação: Mário de Ballentti (Manipulador de bonecos – Cachorro Abelardo)

A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Governo do Rio Grande do Sul (Sedactel/RS). Os concertos da temporada 2017 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, por Corsan e Banrisul. Apoio: Ipiranga, Thyssenkrupp e Enerfín/Ventos do Sul. A realização é de Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Sedactel/RS.