Arquivo Histórico exibe originais com temas históricos

Todo mês serão expostos documentos relacionados à história gaúcha

Todo mês serão expostos documentos originais, relacionados à história gaúcha

O Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul (AHRS) começa em julho o projeto “Mês a Mês na História”, que vai expor documentos originais do seu acervo. São materiais relacionados a contextos e assuntos que revelam marcos e movimentos da história A primeira edição inicia dia 18 de junho, no primeiro andar do Memorial do Rio Grande do Sul, com entrada franca e segue até dezembro.

A ideia é valorizar e incentivar a leitura de fontes primárias, que trazem um conhecimento histórico realista da época. Por outro lado, o desconhecimento desse material, mesmo entre o público erudito, torna essa documentação invisível e incapaz de cumprir sua utilidade como vestígios materiais da existência dos homens em diferentes tempos e lugares.

A seleção foi feita a partir conforme momentos da história gaúcha, cujos registros constem no acervo da instituição. A exposição traz legendas específicas, com o Fundo Documental a que pertencem as peças, a numeração e uma explicação em casos que se fazem necessários, como remetente, destinatário, período, pequena síntese do conteúdo, etc.

O acervo do AHRS é proveniente das funções exercidas pelo Governo do Estado em sua tarefa de planejamento e administração pública, distribuição de terras, aldeamento e catequese indígena, policiamento e repressão, assuntos jurídicos, militares e religiosos, bem como arquivos particulares. Os documentos são recebidos através de doação ou compra, relacionados a personagens e movimentos com desempenho significativo na história gaúcha, como Borges de Medeiros, Pinheiro Machado, João Neves da Fontoura, Francisco Brochado da Rocha, Alfredo Varela e Julio de Castilhos, entre outros.

Documentos expostos em julho:

– Registro da Junta Comercial de Porto Alegre de marca usada por Antonio Klinger, cidadão alemão, nas garrafas de cerveja por ele fabricadas, em 05/07/1884.

– Promulgação da primeira Constituição Republicana do Rio Grande Sul, em 14/07/1891.

– Manifesto dos correligionários de Julio de Castilhos para que os Constituintes o escolhessem como nosso primeiro Governador, 20/07/1890.

– Colonos vindos de Hamburgo ao Rio de janeiro. Chegada a São Leopoldo em 25/07/1824.

- Registro dos colonos chegados em Rio Grande entre 1857 e 1863.

Serviço:

Exposição “Mês a Mês na História” do Arquivo Histórico do RS

Local: Térreo do Memorial do RS - Rua 7 de Setembro, nº 1020, Centro Histórico / Porto Alegre/RS

Horário: de terça a sábado, das 10h às 18h; e domingos e feriados da 13h às 17h

Entrada Franca

Contato: (51) 3227.0883