Grupo Baxtale! volta à BPE para celebrar a música romani

Apresentação será às 18h30, com distribuição de senhas no local a partir das 17h - Foto: Rodrigo Amarello

Apresentação será às 18h30, com distribuição de senhas no local a partir das 17h – Foto: Rodrigo Amarello

Após uma apresentação com lotação esgotada no Salão Mourisco, o “Baxtale! – Pesquisa Musical Romani” retorna à Biblioteca Pública do Estado (BPE), neste domingo (16). No show “Djelem Djelem” o coletivo interpretará canções do repertório Vlach Romani Húngaro e divulgará a grande festa de celebração à cultura romani que fará em agosto. O espetáculo como às 18h30, com entrada mediante contribuição espontânea, com senhas distribuídas no lcoal a partir das 17h.

A música cigana do Baxtale!, surgiu a partir da aproximação do violinista e etnomusicólogo Ivan Andrade com este universo musical. Em 2008 o cantor e instrumentista começou uma pesquisa de forma autodidata, sobre os violinistas romanis húngaros e romenos, estendendo-a depois à cultura Romani, em sentido amplo. Com o engajamento de Laura Backes (voz), Pedro Paiva (violão), Edu Saffi (contrabaixo), Giovanni Martinez (percussão) e da produtora Lívia Biasotto, teve início em Porto Alegre, em abril de 2017.

No domingo grupo dará início à venda de ingressos para a Festa de Celebração da Cultura Romani, que realizará no dia 6 de agosto (domingo), em Porto Alegre, com gastronomia e cinema.

Ficha Técnica:

Direção musical: Ivan Andrade

Integrantes: Ivan Andrade (voz e violino), Laura Backes (voz), Pedro Paiva (violão), Edu Saffi (contrabaixo), Giovanni Martinez (percussão).

Produção executiva: Lívia Biasotto.

Serviço:

Dia: 16 de julho de 2017 (domingo)

Hora: 18h

Local: Salão Mourisco – Biblioteca Pública do Estado/BPE (Riachuelo, 1190, esquina com General Câmara)

Início do Espetáculo: 18h.

Informações: (51) 3224.5045

Entrada franca com contribuição espontânea (valor sugerido de R$ 10,00). As senhas serão distribuídas no local a partir das 17h, por ordem de chegada.