Margs festeja seus 63 anos com programação especial nesta terça

A partir das 12h, haverá música, gastronomia e muita arte na celebração - Foto: Raul Holtz

A partir das 12h, haverá música, gastronomia e muita arte na celebração – Foto: Raul Holtz

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (Margs) e a sua associação de amigos, estão comemorando aniversário neste mês de julho. O museu comemora 63 anos e a Aamargs (Associação de Amigos do Margs), festeja 35 anos de apoio à instituição. A celebração será nesta terça (18), a partir das 12h, com uma programação que envolve música, gastronomia e muita arte.

As festividades iniciam às 12h, com almoço por adesão, no Bistrô do Margs. Na parte da tarde começam as apresentações, com um momento musical no foyer do Margs, às 15h; um bate-papo do evento “Conversas no museu” às 16h; e uma confraternização no Café do Margs, às 18h. Com exceção do almoço, todas as atividades são gratuitas, oferecidas pela Aamargs.

O tema abordado no “Conversas no Museu” será “O Fazer artístico, esculturas, fotografias e desenho”. Os palestrantes serão José Francisco Alves Curador, doutor em História da Arte, Gustavot Diaz, artista visual e Vera Carlotto, artista visual e fotógrafa.

Um pouco da História

O Margs foi criado em 1954, pelo Governo Estadual, com o objetivo de preservar e divulgar o patrimônio artístico do Rio Grande do Sul. Em julho de 1957, foi oficialmente aberta a sala de exposição na sede provisória, instalada no foyer do Theatro São Pedro, onde permaneceu por dezesseis anos. Ado Malagoli, seu primeiro diretor, organizou o museu e fez as primeiras aquisições de obras de arte para o acervo.

Entre 1974 e 1978, o Margs ocupou uma sala no edifício 235, da Av. Senador Salgado Filho, transferindo-se, então, para sua sede definitiva na Praça da Alfândega, no centro histórico de Porto Alegre.  Hoje, o acervo conta com mais de 3.850 obras de arte, que vão do século XIX até os dias atuais, abrangendo diferentes linguagens das artes visuais, como pintura, escultura, gravura, cerâmica, desenho, arte têxtil, fotografia, instalação, performance, arte digital, design, entre outros. A coleção do museu é composta por arte brasileira, com ênfase na produção de artistas gaúchos, e também por obras estrangeiras.

Além disso, conta com importante acervo documental especializado em artes plásticas, construindo-se em um centro de referência para exibição e o estudo das artes plásticas.

O Prédio

Construído em 1913 para abrigar a Delegacia Estadual do Ministério da Fazenda, o prédio que hoje abriga o Margs, foi projetado pelo arquiteto alemão Theo Wedersphan. Os ornamentos foram executados pela oficina de esculturas de João Vicente Friedrichs, tendo como ornamentistas Victório Livi e Franz Rademacker. Alfredo Adlof foi o escultor responsável pelas figuras. Em 1983, o prédio foi considerado de interesse público por seu valor histórico-arquitetônico, passando a integrar o patrimônio cultural do Estado.

Durante o ano de 1997 foi totalmente restaurado e adaptado para armazenar seu acervo e acolher exposições dentro das mais modernas técnicas de museologia. Em 25 de julho do mesmo ano, por decreto do governador do Estado, o Margs passou a denominar-se Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli, em homenagem a seu fundador.

Nossos Amigos

A Associação de Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli está presente no dia a dia do Museu. Foi fundada em 15 de julho de 1982, e consiste em uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e duração por tempo indeterminado. Segundo seu estatuto, a Aamargs tem por finalidade: promover a cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico do Margs; difundir a arte, a cultura e a educação, através de um espaço público oferecido à comunidade para apreciação das reflexões e obras; promover o aumento do acervo de obras para exposições e estudos; e apoiar financeiramente as atividades afins ao museu. Em 2017 a associação disponibilizou uma nova ferramenta de comunicação com o associado: o APP AAMARGS. Este aplicativo está disponível nas plataformas Google Play e App Store e pode ser adquirido gratuitamente. Com ele é possível receber diretamente no celular a divulgação dos eventos que ocorrem no museu, saber sobre os cursos e eventos organizados pela associação, além de realizar doações e o pagamento de anuidade.

———————————————-

EXPOSIÇÕES EM CARTAZ EM JULHO

Título: “A paisagem no tempo: Carlos Petrucci e o Acervo do MARGS”

Artistas: Carlos Petrucci e artistas diversos

Curador: Núcleo de Curadoria

Visitação: até 24 de setembro

Local: Pinacoteca do MARGS

Título: “A trajetória da luz”

Artista: Leon Santos

Curador: Rogério Simões

Visitação: até 13 de agosto 2017

Local: Salas Negras

Título: “Uma possível História da Arte do Rio Grande do Sul: Os Clubes de Gravura e a permanência do suporte na arte local”

Artistas diversos do Acervo

Curadoria: Margs

Local: Galeria Aldo Locatelli

Visitação: até 8 de outubro

Título: “Neon”

Artista: Gelson Radaelli

Curador: Icleia Cattani

Abertura 25 de julho (terça)

Visitação: até 10 de setembro 2017

Local: Galerias Ângelo Guido, Pedro Weingartner e João Fahrion

3º selecionado do Concurso de Fotografias da Aamargs

Título: “Velejando”

Fotógrafo: Fabiano Benedetti

Visitação até 31 Agosto de 2017

Local: Bistrô do Margs

———————————————-

CURSOS EM ANDAMENTO

CORES E FLORES EM AQUARELA

Ministrante: CARLOS VITORIO GHENO

de 15 de março a 12 de dezembro de 2017

todas quartas-feiras

Horário: das 14h às 16h30min

Local: MARGS

———————————————-

SERVIÇO

DIA 18 DE JULHO DE 2017 – Aniversário do Margs e da Aamargs

12h – Almoço por adesão no Bistrô do Margs (R$ 29,90, sem bebida)

15h – Momento musical no Foyer

16h – Conversas no Museu

TEMA: “O Fazer artístico, esculturas, fotografias e desenho”

Palestrantes:

- José Francisco Alves (curador, doutor em História da Arte)

- Gustavot Diaz (artista visual)

- Vera Carlotto (artista visual, fotógrafa)

18h – Confraternização no Café do Margs

Museu de Arte do Rio Grande do Sul

Localização: Praça da Alfândega, s./n. – Centro Histórico, Porto Alegre, RS

Telefone: (51) 3227.2311

Núcleo de Curadoria: curadoria@margs.rs.gov.br – (51) 3227.2012/ Ramal 7032

Núcleo de Comunicação: comunicacao@margs.rs.gov.br – (51) 3286.3145 / Ramal 7192

Entrada Franca

Site: www.margs.rs.gov.br

www.facebook.com/margsmuseu

www.twitter.com/margsmuseu