Série Museus da Ospa leva dois recitais gratuitos ao Margs

Apresentações acontecem no domingo (16), a partir das 16h30, com entrada franca - Foto: Mariana Sirena

Apresentações acontecem no domingo (16), a partir das 16h30, com entrada franca – Foto: Mariana Sirena

Quem for ao próximo evento da série Música no Museu, parceria entre a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) e o Museu de Arte do RS Ado Malagoli (Margs), entrará em contato com um repertório e instrumentos musicais inusitados. Serão duas apresentações neste domingo (16), a partir das 16h30, que acontecem no coração da exposição “Paisagem no Tempo – Carlos Petrucci e o acervo do Margs”. A entrada é franca.

Primeiro, o grupo “Remendola de Chave”, formado pelo percussionista Diego Silveira e o pianista Paulo Bergmann, apresenta sua música autoral utilizando desde o teclado até vuvuzelas. Em seguida, o “Trio de Metais” composto por Elieser Fernandes (trompete), Israel Oliveira (trompa) e José Milton Vieira (trombone) executa obras originais do Século XX para a sua formação. Os dois grupos são formados por músicos da orquestra.

O programa

Diego Silveira e Paulo Bergmann comentam seu trabalho: “A remendola de chave é um instrumento antecessor da pianola, do realejo, do sequenciador e do loop. O nosso conjunto se inspira nesse instrumento e mistura fragmentos sonoros. Diferentes estilos e proveniências musicais são passados no liquidificador e filtrados no piano, na escaleta, no computador e nas vuvuzelas.” Seis músicas compõem a apresentação: “Cluster de Abertura”, “Amostra Surubim de Fumaça de Brinquedo”, “Consolação com Quadros Manuais de Campainha JB Hocus Pocus”, “Remendola”, “Singa Dias Nave Canteyopitfall” e “Fita com Tangodeon de Funk Messias e Sopro Midnight de Canaleão Shadow”.

O “Trio de Metais” apresenta “Trio de metais Escaleno” de Fernando Morais, “Quatre Esquisses” de Eugene Bozza e “Sonata para Trio de Metais” de Francis Poulenc. O trombonista José Milton Vieira conta: “O nome da primeira obra é uma comparação entre os lados de um triângulo escaleno e os instrumentos de um trio de metais. A segunda obra é um tradicional duo de trompete e trombone, desafiante e repleto de variações melódicas e rítmicas. A última é a peça mais famosa para essa formação. Ela reúne uma série de episódios de dança, uma canção de ninar e um rondó um pouco mais movido”.

A série Música no Museu

Lançada no ano passado, a série Música no Museu foi criada para institucionalizar a presença da música de câmara na programação da Ospa. Ela leva ao público repertórios para formações menos numerosas em relação à orquestra, além da produção de compositores que escrevem

Remendola de Chave apresenta sua música autoral utilizando desde o teclado até vuvuzelas - Foto: Sofia Cortese

Remendola de Chave apresenta sua música autoral utilizando desde o teclado até vuvuzelas – Foto: Sofia Cortese

especificamente para essas formações. Em Porto Alegre, os encontros são promovidos uma vez por mês em parceria com o MARGS. O objetivo da série é também aproximar música, artes visuais e história em um espaço tradicional da cidade dedicado à preservação da nossa história cultural.

Dica – Quem for ao recital poderá apreciar também, além de “Paisagem no Tempo”, as mostras “A trajetória da luz”, de Leon Santos, “Marilice Corona – entre o acervo e o eStúdio”, “No eStúdio – mostra coletiva do Studio P” e “TRAÇO SOLTO – Trânsitos da Arte Naif no Acervo do Margs”.

A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (Sedactel). Os concertos da temporada 2017 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, por Corsan e Banrisul. Apoio: Ipiranga, Thyssenkrupp e Ventos do Sul. A realização é de Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Sedactel.

Serviço:

Recital Remendola de Chave e Trio de Metais | Série Música no Museu da Ospa

Quando: 16 de julho, domingo, às 16h30

Onde: Museu de Arte do RS Ado Malagoli – Margs (Praça da Alfândega, s/n – Centro Histórico)

ENTRADA FRANCA

Mais informações pelo site www.ospa.org.br ou pelo telefone (51) 32227387

PROGRAMA

Remendola de Chave, formado por Diego Silveira (Computador) e Paulo Bergmann (Piano)

Cluster de Abertura

Amostra Surubim de Fumaça de Brinquedo

Consolação com Quadros Manuais de Campainha JB Hocus Pocus

Remendola