Lançada Semana de Passo Fundo em Porto Alegre

Acordo de Cooperação para atividades na 16ª Jornada Nacional de Literatura foi assinado no evento

Foi lançada nesta quarta-feira (9) na Assembleia Legislativa (AL) a Semana de Passo Fundo em Porto Alegre, que ocorrerá de 14 a 20 de agosto. A programação é parte das celebrações dos 160 de emancipação política do município, e trará à capital destaques da economia dos serviços e da arte da região. Presente no evento, o secretário da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Victor Hugo, saudou a iniciativa. “Essa comunhão de propósitos e resultados nos deixa muito felizes. Os passo-fundenses voltam a Porto Alegre, mostram o que estão produzindo e dão mais sentido à vida da Capital”, afirmou.

Victor Hugo aproveitou o ato para assinar, ao lado da vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF, Bernadete Dalmolin, o Acordo de Cooperação da Sedactel com a Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) para a realização do 14º Concurso de Contos Josué Guimarães e para o seminário “Literatura Gaúcha, Cena Contemporânea”, que acontecem durante a 16ª Jornada Nacional de Literatura, que entre os dias 2 e 6 de outubro. As ações da secretaria na Jornada são coordenadas pelo Instituto Estadual do Livro (Iel).

Para o prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, a Semana é uma semente que vai germinar por muitos anos, possibilitando que os passo-fundenses mostrem seu trabalho. “Passo Fundo tem uma história bonita, rica e vitoriosa. A cidade nos encanta e instiga a fazer sempre mais para buscar esse destino de vitórias”, enfatizou.

A ação busca mostrar as marcas e potencialidades da cidade que é considerada a Capital do Planalto Médio, por ser polo universitário, referência de atendimento em saúde e contar com dinâmica atividade no setor de serviços, no comércio, na indústria e no agronegócio. Além disso, é reconhecida como a Capital Nacional da Literatura pelo trabalho coletivo de incentivo à leitura e formação de novos leitores.

Pela primeira vez, a cidade compartilha com Porto Alegre as atividades alusivas ao aniversário do município com uma programação diversificada, que envolve literatura, cinema, música, exposições de arte, esporte e teatro, além de destacar a Feira do Livro de Passo Fundo e a 16ª Jornada Nacional de Literatura. Logo após a homenagem foi realizado na Sessão Plenária da AL um Grande Expediente Especial também em comemoração aos 160 de Passo Fundo, realizado pelo deputado Juliano Roso

Os eventos são organizados pela Prefeitura de Passo Fundo e pelo Governo do Estado, por meio da Sedactel. Confira a programação:

Semana de Passo Fundo em Porto Alegre
14 a 20 de agosto

14 de agosto – segunda feira
19h Educação Literária: novas leituras e novos leitores
Dra. Tania Rösing e Dra. Regina Zilberman
| Solar dos Câmara | Sala José Lewgoy |
Endereço: Duque de Caxias, 968, Centro Histórico.

15 de agosto – terça-feira
17h30 Encontro com Luis Fernando Verissimo
Patrono da Feira do Livro de Passo Fundo
| Casa de Cultura Mário Quintana | Mezanino 2º andar |

19h Filme Gaúcho de Passo Fundo
| Casa de Cultura Mário Quintana | Cinemateca Paulo Amorim |

16 de agosto – quarta-feira
20h30 Jogo de vôlei Sogipa
| Sogipa |
Endereço: Rua Barão de Cotegipe, 415.

17 de agosto – quinta-feira
18h Chaise Brothers
| Casa de Cultura Mário Quintana | Travessa dos Cataventos |

18 de agosto – sexta-feira
19h Filme Maverick
| Casa de Cultura Mário Quintana | Cinemateca Paulo Amorim |

19 de agosto – sábado
20h Projeto Passo Fundo lê à noite: a Jornada e a Poética!
Literatura, roda de poesia, música e arte.
| Apolinário Bar |
Endereço: Rua José do Patrocínio, 527, Cidade Baixa.

20 de agosto – domingo
16h Teatro Ritornello
| Parque Farroupilha | Brique da Redenção |

Exposições
Duas exposições acontecerão de 14 a 20 de agosto também em comemoração à Semana de Passo Fundo em Porto Alegre. Uma exposição de arte visuais será montada no hall de entrada da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS), localizada na Praça Marechal Deodoro, 101. A outra exposição de fotografias estará no 4º andar da Casa de Cultura Mário Quintana, que fica na Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico.