Palhaça Marmotta se apresenta dia 10 no projeto Cirquintana

O projeto Cirquintana visa difundir e fomentar a produção circense no Rio Grande do Sul e reforçar o compromisso da CCMQ com a pluralidade de linguagens artísticas

O projeto Cirquintana visa difundir e fomentar a produção circense no RS e reforçar o compromisso da CCMQ com a pluralidade de linguagens artísticas

O Cirquintana, da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), recebe nesta quinta-feira (10) “Bem te Vida Marmotta”, com a artista circense Lia Motta, da Cia. Palhaça sem Lona. O espetáculo ocorre às 12h30, na Travessa dos Cataventos. A entrada é gratuita.

Livremente inspirado na obra “Memórias Inventadas, as infâncias de Manoel de Barros”, a Palhaça Marmotta aporta em um novo lugar acompanhada de seu companheiro Tumtum. Juntos, eles buscam um lugar especial onde Tumtum possa ganhar a sua liberdade de volta. Diante da separação anunciada, Marmotta revive memórias e busca na relação com o público a força que precisa para cumprir a sua missão.

Idealizado pelo diretor da CCMQ, Jessé Oliveira, e curadoria do artista circense Gabriel Martins, o objetivo é difundir e fomentar a produção circense no Rio Grande do Sul e reforçar o compromisso do centro cultural com a pluralidade de linguagens artísticas. 

Sobre Lia Motta
Lia Motta é graduada em Artes Cênicas pela Universidade do Estado de Santa Catarina e possui formação de palhaço com os mestres Sue Morrison (Canadá), Ivan Prado (Espanha), Pepe Nuñes (Espanha), John Mowat (Inglaterra), Ésio Magalhães (Campinas), Aziz Gual (México), As Marias da Graça (RJ), Fiorela Kollman (Peru), Adelvane Néia (SP) e Lili Cúrsio (Argentina), Leris Colombaione (Itália), Phillipe Gaulier (França).

Em 2012, estreou como palhaça em Porto Alegre em uma atividade referente ao Dia Internacional da Mulher para as detentas do Presídio Feminino Madre Peletier. Fundadora da Cia Palhaça Sem Lona, ministra oficinas de palhaço e atua nos espetáculo “Bem te vida Marmotta” e “Surpresa!” onde também assina a direção e dramaturgia.

Em 2015, em parceria com o coletivo Cabaré do Verbo idealiza e realiza o “Cabaré Amar Elas: um elogio ao feminino”, onde reuniu artistas mulheres de diversas linguagens artísticas. É apoiadora da organização Internacional Pallasos em Rebeldia, onde atuam em territórios de conflito por todo o mundo, e realizadora da Mostra Tua Graça Palhaça, um encontro internacional de mulheres palhaças que acontece em Porto Alegre.

Serviço – Projeto Cirquintana

Data: 10 de agosto | Quinta-feira
Hora: 12h30
Local: Travessa dos Cataventos | CCMQ (Andradas, 736)
Entrada gratuita