Porto Alegre abre a programação do projeto Arte e Turismo

Os Caminhos Rurais de Porto Alegre foram destaque na abertura do Arte e Turismo

Os Caminhos Rurais de Porto Alegre foram destaque na abertura do Arte e Turismo

Começou nesta sexta-feira (4) o projeto Arte e Turismo, com a cidade de Porto Alegre sendo o primeiro destino promovido. Realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do RS (Sedactel), o projeto ocupou hoje o Foyer do Memorial do Rio Grande do Sul e o auditório do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (Margs), onde foram realizadas palestras abordando as diversas atrações turísticas da capital gaúcha.

Na inauguração do projeto, estavam presentes o secretário de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Victor Hugo, o diretor do Margs, Paulo Amaral, o diretor do Memorial do Rio Grande do Sul, Dilmar Portela, o diretor de Turismo da Sedactel, Abdon Barretto, e o diretor de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Porto Alegre (SMDE), Roberto Snel.

O secretário Victor Hugo falou da relevância do projeto. “Falar de Cultura e Turismo é falar também de emprego, renda e oportunidades. Vamos seguir investindo em projetos como este, que unem diferentes instituições do Estado e das próprias regiões”, destacou.

Também foi realizada uma palestra específica sobre os Caminhos Rurais, região na zona rural de Porto Alegre que abrange onze bairros e ocupa cerca de 30% do território da cidade. Os proprietários da região apresentaram o potencial de diversos atrativos, incluindo espaços para Ecoturismo, Turismo Cultural, Turismo Rural e de Estudos e Intercâmbio.

A programação sobre Porto Alegre segue até este domingo (6).

Sábado – 05/08

Arena do Grêmio Tour e Visita Colorada

  • 11h – Apresentação Futebol Tour – Auditório do MARGS

Caminhos Rurais

  • 10h às 19h – Degustação de produtos e cervejas artesanais – Café do MARGS

Domingo – 06/08

Cervejas Artesanais

  • 16h – Capital das Microcervejarias: Introdução ao Mundo Cervejeiro, ministrada por Alesandro Kny – Auditório do MARGS
  • 13h às 17h – Cervejas Artesanais: mostra, premiações, rótulos – Foyer do Memorial
  • 10h às 19h – Comercialização e degustação de cervejas artesanais – Café do MARGS
  • Exposição e comercialização de cervejas artesanais – Praça da Alfândega

Arte e Turismo

O projeto é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (Sedactel), por meio do Departamento de Turismo, e tem como objetivo possibilitar que as cidades e regiões turísticas de todo o estado possam apresentar seus bens e serviços turísticos no principal mercado emissor: Porto Alegre. As regiões ocuparão o Margs de sexta a domingo.

A iniciativa é inédita e amplia a união de esforços entre o turismo e a cultura, visando o desenvolvimento dos fluxos de visitantes entre a Capital e o interior do estado.

O projeto “Arte e Turismo” tem apoio da TVE, FM Cultura e Rádio Web Piratini.

PRÓXIMAS EDIÇÕES

Fronteira – 11 a 13 de agosto

Pampa Gaúcho – 18 a 20 de agosto

Rota das Terras Encantadas – 25 a 27 de agosto