Espetáculo “Agreste” volta ao Theatro São Pedro neste final de semana

O texto de Newton Moreno que fala de ignorância, preconceito e amor incondicional - Foto: João Caldas Filho

O texto de Newton Moreno que fala de ignorância, preconceito e amor incondicional – Foto: João Caldas Filho

A premiada montagem “Agreste” da Companhia Razões Inversas, com direção de Marcio Aurelio, está de a Porto Alegre neste final de semana. O espetáculo tem duas apresentações no Theatro São Pedro, nos dias 09, sábado, às 21h; e 10, domingo, às 18h. A produção local é da Little John Entretenimento.

O texto de Newton Moreno fala de ignorância, preconceito e amor incondicional. Atualmente com os atores Juan Alba e Paulo Marcello, a obra tornou o nome do autor conhecido nacional e intencionalmente. “Agreste” foi indicado pelas revistas Cult e Bravo como um dos dez melhores espetáculos da primeira década deste século. Recebeu os prêmios APCA de Melhor Espetáculo e Melhor Texto e o Prêmio Shell de Melhor Autor.

O espetáculo flerta com a referência constante das artes plásticas e da ideia do performer, na condução do trabalho dos atores. A direção de arte, também a cargo de Marcio Aurelio, é inspirada nos trabalhos do artista plástico Joseph Beuys e dos fotógrafos Angélica Del Nery e Chema Madoz.

A peça estreou em 15 de janeiro de 2004 e cumpriu temporada regular em São Paulo e Rio de Janeiro, totalizando um público de mais de 300.000 espectadores. Participou dos festivais internacionais mais importantes do Brasil, como o Festival de Curitiba, RioCena Contemporânea, Brasília, São José do Rio Preto, Porto Alegre em Cena. Participou como espetáculo convidado do Festival de Teatro a Mil em Santiago do Chile em 2005, do Brasil em Cena em Berlim, Alemanha em 2006 e da Programação do Ano do Brasil em Portugal na cidade do Porto em 2013.

Serviço:

Agreste

Datas: 09 e 10 de Setembro de 2017

Horários: sábado – 21h | domingo – 18h

Local: Theatro São Pedro – Pça. Marchal Deodoro S/N – Centro Histórico / Porto Alegre

Telefone: (51) 32275100 | (51) 32275300

Ingressos:

Plateia e Cadeiras extras: R$ 100,00

Camarote Central: R$ 90,00

Camarote Lateral: R$ 80,00

Galeria: R$ 50,00

Ponto de Venda: Bilheteria do Theatro São Pedro (Consulte para horários: http://www.teatrosaopedro.com.br/bilheteria/)

Venda Online: www.teatrosaopedro.com.br

Descontos:

Associados da AATSP: 50% para todos os espetáculos (ingressos limitados)

Idosos: 50% (mediante comprovante, conforme Lei Federal 10.741/2003 - Estatuto do Idoso)

Estudantes / Pessoas com deficiência / Jovens de baixa renda: 50%, nos termos da Lei Federal 12.933

Conforme esta lei, o benefício de meia-entrada para estudantes só será concedido mediante a apresentação, no momento da aquisição do ingresso e na portaria do local de realização do evento, da Carteira de Identificação Estudantil (CIE), emitida pela Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), pela União Nacional dos Estudantes (UNE), pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), pelas entidades estaduais e municipais filiadas àquelas, pelos Diretórios Centrais dos Estudantes (DCEs) e pelos Centros e Diretórios Acadêmicos, com prazo de validade renovável a cada ano, conforme modelo único nacionalmente padronizado e publicamente disponibilizado pelas entidades nacionais antes referidas e pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), com certificação digital deste, podendo a carteira de identificação estudantil ter 50% (cinquenta por cento) de características locais.

A concessão do direito ao benefício da meia-entrada é assegurada em 40% (quarenta por cento) do total dos ingressos disponíveis para cada evento. O Theatro São Pedro disponibiliza até 623 lugares para comercialização de ingressos, o que, de acordo com a lei, libera até 374 lugares para venda de ingressos com meia-entrada.

Em compras pelo call center ou internet, o documento deverá ser apresentado na retirada do ingresso e no acesso ao evento.

Doadores de sangue: 50%, mediante apresentação da carteira de doador emitida pelo Hemocentro ou Bancos de Sangue do Estado do RS, nos termos da Lei Estadual 13.891.

Sócios do Clube do Assinante RBS (Titular e 1 Acompanhante): Mediante apresentação da Carteira de Associado vigente ou documento emitido pelo Clube.

Sinopse:

No meio da seca, um casal de lavradores simples descobre o amor e fogem. Pressentem que “algo” de perigoso paira sobre seu amor. A esposa vem a compreender o porquê, anos depois, após a morte do marido. Essa mulher machucada pela perda, sem entender a dimensão de seus atos, acaba sendo vítima do horror da intolerância.

AGRESTE é um vigoroso manifesto poético, uma fábula sobre ignorância, preconceito e amor incondicional. Em cena, dois atores narram e representam as personagens de sua estória. Esses atores montam e desmontam a cena, com o mesmo domínio que assumem a passagem narrador-personagem para personagem-narrador.

Dados Espetáculo “Agreste”

Classificação: 14 anos

Duração: 60 minutos

Ficha Técnica:

Encenação: Marcio Aurelio

Texto: Newton Moreno

Com: Paulo Marcello e Juan Alba.

Cenários e figurinos: Marcio Aurelio

Iluminação: Marcio Aurelio

Preparação corporal: Lu Favoreto e Marina Caron

Visagismo: Narciso Guilherme (cabelos) e Sérgio Bonfim (maquiagem)