Pianista Catarina Domenici recebe João Maldonado no Festival Chapéu Acústico

Apresentação começa às 19h e tem entrada mediante contribuição espontânea - Foto: Rafael Oliveira

Apresentação começa às 19h e tem entrada mediante contribuição espontânea – Foto: Rafael Oliveira

A pianista e compositora Catarina Domenici é a atração do Festival Chapéu Acústico desta terça-feira (12), que acontece às 19h, na Biblioteca Pública do Estado (BPE). A instrumentista interpretará composições próprias e em parceria com o pianista João Maldonado, convidado especial da noite, além de obras de Ernesto Nazareth. A entrada se dá mediante contribuição espontânea.

Catarina teve seu primeiro contato com a música em uma escola de samba, a ZôLivre de São Miguel Arcanjo (SP). Conheceu a percussão e o samba bem antes de conhecer e apaixonar-se pelo piano e seu repertório, já na adolescência. Cursou simultaneamente os cursos de piano erudito e jazz/MPB, no Conservatório de Tatui. No jazz, teve como professores os pianistas Homero Lotito, Mariô Rebouças e Hilton Valente (Gogô). Na música erudita, seus mestres foram Yara Bernette, Beatriz Balzi, David Burge e Rebecca Penneys. Pianista versátil, fluente em vários estilos, vem, em anos recentes, mostrando seu trabalho como compositora, destacando-se apresentações no Projeto Café Fon Fon Palco Musical, Ecarta Musical, Chapéu Acústico, Noite dos Museus, e a interpretação de “Para Márcia” pelo Julio Herrlein Quartet, no 3º POA Jazz Festival.

O Chapéu Acústico há um ano movimenta o Salão Mourisco da BPE, com apresentações de diferentes nomes do cenário musical gaúcho, em sua maioria, instrumentistas de formação jazzística e cantores (as). Para comemorar a data foi elaborada uma programação especial, com dez shows, às terças, quintas e sextas de setembro, sempre às 19h e com contribuição espontânea. A ideia surgiu da vontade de desenvolver atividades musicais sem depender de verba pública ou privada, com a parceria de artistas profissionais dispostos a movimentar a cena musical, em shows sem a cobrança de ingressos, usando o chapéu como forma de arrecadação.

Serviço:
Data: 12 de setembro de 2017 (terça-feira)
Hora: 19h
Local: Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado – rua Riachuelo, 1190, esquina com General Câmara – Centro Histórico / Porto Alegre
Informações: Marcos Monteiro: (51) 3085.0605 e 99935.0608 / e-mail duearth@terra.com.br
Entrada: contribuição espontânea, no chapéu

Confira as atrações do Chapéu Acústico Festival

dia 14 (quinta) – Kula Jazz

dia 15 (sexta) – Toneco da Costa e Dani Rauen

dia 19 (terça) – Luiz Mauro Filho Trio

dia 21 (quinta)- Sérgio Rojas Grupo

dia 22 (sexta) – Octeto Jazz Gig

dia 26 (terça) – Brothers Orquestra

dia 28 (quinta) – Um Piano e Dois Trompetes – Jorginho do Trompete, Rochinha e Luiz Mauro Filho

dia 29 (sexta) – Dinho Oliveira Quarteto