Ospa apresenta recital do quarteto “Pró-Música” no Margs

xxx / Foto: Marília Lima

Músicos da orquestra interpretam obras na Pinacoteca do Museu / Foto: Marília Lima

Antonín Dvorák, Heitor Villa-Lobos e Astor Piazzolla são os compositores em destaque no próximo recital da Série Música no Museu, parceria da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) com o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs). No dia 8 de outubro (domingo), às 16h30, o Quarteto Pró-música se apresenta no centro da exposição “A Paisagem no Tempo – Carlos Petrucci e o Acervo do Margs”, na Pinacoteca do Museu.

O conjunto é formado por Paulo Barcelos (violino), Geraldo Moori (violino), Delmar Breunig (viola) e Deolindo de Azambuja (violoncelo). Todos são membros da Ospa e também atuam em outros grupos e formações camerísticas. Ao optar por linguagens musicais simples e leves, o quarteto tem a proposta de levar ao público música e entretenimento.

O recital se inicia com “Quarteto de Cordas nº 12 op. 96”, também conhecido como “Americano”, composto por Antonín Dvorák em 1893. Na sequência, os instrumentistas executam “Saltando como um Saci”, sexto movimento do “Quarteto de Cordas nº 1” de Heitor Villa-Lobos, elaborado em 1946. Para finalizar a tarde em grande estilo, o público escuta dois tangos de Astor Piazzolla, arranjados para quarteto de cordas: ”La Muerte Del Angel” e “Invierno Porteño”.

Lançada em 2016, a série Música no Museu foi criada para institucionalizar a presença da música de câmara na programação da Ospa. Ela leva ao público repertórios para formações menos numerosas em relação à orquestra, além da produção de compositores que escrevem especificamente para essas formações. Em Porto Alegre, os encontros são promovidos uma vez por mês em parceria com o Margs.

Mais informações pelo site www.ospa.org.br ou pelo telefone (51) 3222-7387.

Programa
Antonín Dvorák – Quarteto de Cordas nº 12 op. 96
Heitor Villa-Lobos – Quarteto de Cordas nº 1 – 6° movimento – Saltando como um Saci
Astor Piazzolla – La Muerte del Angel (Arranjo de Jose Bragato / Adaptação de Deolindo de Azambuja)
Astor Piazzolla – Invierno Porteño (Adaptação de Deolindo de Azambuja)

Quarteto “Pró-Música”, formado por Geraldo Moori (violino), Paulo Barcellos (violino), Delmar Breunig (viola) e Deolindo Azambuja (violoncelo).

Serviço – Recital da Ospa | Série Música no Museu
Dia: 8 de outubro de 2017 (domingo)
Hora: 16h30
Local: Museu de Arte do Rio Grande do Sul – Praça da Alfândega, sº/n – Centro Histórico – Porto Alegre/RS
Entrada franca

A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (Sedactel). Os concertos da temporada 2017 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (LIC), por Corsan e Banrisul. Apoio: Ipiranga, Thyssenkrupp e Ventos do Sul. A realização é de Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Sedactel.