Seminário discute literatura gaúcha na 16ª Jornada Nacional de Literatura

Secretário Victor Hugo participou da abertura do Seminário - Foto: Gelsoli Casagrande/UPF

Secretário Victor Hugo participou da abertura do Seminário – Foto: Gelsoli Casagrande/UPF

Debater a literatura regional e aproximar o público dos autores gaúchos. Assim começou nesta terça-feira (3) o Seminário Literatura Gaúcha: Cena Contemporânea, que segue até a próxima sexta-feira (6) e integra a programação da 16ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo. O evento é coordenado pelo Instituto Estadual do Livro (IEL), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Cultura, Turismo e Lazer do Rio Grande do Sul (Sedactel).

Na abertura, estavam presentes o secretário de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Victor Hugo, a diretora do IEL, Patrícia Langlois, o secretário de Cultura de Passo Fundo, Pedro Almeida, e a vice-reitora de Graduação da Universidade de Passo Fundo (UPF) Rosani Sgari.

O secretário Victor Hugo destacou a importância do debate de ideias. “O bom mesmo numa Jornada de Literatura é estar em ação, no campo das ideias, no campo do conteúdo. É bom poder ver tudo, abraçar tudo que vai acontecer, isso é que efetiva o processo cultural que está no âmago de uma movimentação cultural como é a Jornada”, frisou.

A diretora do Instituto Estadual do Livro (IEL), Patrícia Langlois, agradeceu a oportunidade de organizar o encontro. “Com muita honra aceitamos o convite para organizar esse encontro. Teremos bastante pauta pela frente e queremos aproveitar esse momento para questionar o cenário da cultura nacional com repercussão intensa junto a escritores, editores e intelectuais do Brasil e de outros países”, destacou.

O Seminário seguiu durante a tarde com a pauta “Literatura e mídias digitais: Produção, leitura e divulgação”, com a presença dos escritores Marcelo Spalding, Rodrigo Rosp e Vitor Diel.

O Seminário Literatura Gaúcha – Cena Contemporânea foi idealizado como uma forma de aproximar o público de importantes escritores gaúchos e debater os diversos gêneros e formas de literatura dentro da cena atual. Entre seus objetivos, estão o de possibilitar novas formas de trabalhar a ficção interativa em sala de aula por meio das tecnologias digitais; diferenciar a literatura digital da literatura digitalizada; discutir a influência da literatura digital na literatura em papel; exemplificar como a literatura impressa absorve a tecnologia, entre outros.

A programação do Seminário terá ainda a discussão dos temas Poesia contemporânea – Percursos de linguagem; Literatura infantil e juvenil – para além da escola: o livro como personagem principal; e Jornalismo e literatura – dá pra misturar? Os encontros ocorrem das 14h às 17h30min, no auditório do Centro de Educação e Tecnologia (CET), no Campus I da Universidade de Passo Fundo (UPF).

03/10 – Literatura e Mídias Digitais
Marcelo Spalding