DIRETORIA DE CIDADANIA E DIVERSIDADE DA CULTURA

 

A Diretoria de Cidadania e Diversidade Cultural tem como objetivo principal ampliar as condições de produção, circulação e fruição de bens e serviços culturais, compreendendo-os como direito social básico, promovendo a diversidade cultural, o empoderamento, o protagonismo e a autonomia da sociedade civil, em especial, de culturas populares e comunidades excluídas de ações governamentais.

Projetos e programas que fazem parte da Diretoria de Cidadania e Diversidade da Cultura:

PONTOS DE CULTURA

Os Pontos de Cultura são grupos culturais da sociedade civil, que envolvem comunidades em atividades de arte, cultura e educação, estimulando a criatividade, a diversidade e propiciando o exercício da cidadania pelo reconhecimento da importância da cultura produzida em cada localidade. O Ponto de Cultura não têm um único modelo – nem de instalações físicas, nem de programação ou atividade. Um aspecto comum a todos é a transversalidade da cultura e a gestão compartilhada entre poder público e comunidade.

Em um convênio de R$18,13 milhões com o Ministério da Cultura (por meio da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural), estão sendo potencializados 82 Pontos de Cultura e, ainda em 2013, serão selecionados mais 78, totalizando uma rede de 160 Pontos de Cultura.

MODERNIZAÇÃO DE BIBLIOTECAS

Os projetos beneficiados se propõem a promover a modernização de espaços culturais dinâmicos de bibliotecas públicas municipais, assegurando organização de registros bibliográficos e democratizando o acesso ao livro, à leitura e à literatura para setores expressivos da comunidade do RS. O total de recursos é de R$ 3,375 milhões, provenientes de convênio entre a Sedac e o Ministério da Cultura. Entre 2011 e 2013, foram contempladas 110 bibliotecas públicas e, em 2013, serão selecionados mais 50 projetos, totalizando quase 1/3 das bibliotecas públicas do RS.