Rede RS de Pontos de Cultura

O que são os Pontos de Cultura?

Os Pontos de Cultura são grupos culturais da sociedade civil que envolvem a comunidade em atividades de arte, cultura e educação, estimulando a criatividade e propiciando o exercício da cidadania pelo reconhecimento da importância da cultura produzida em cada localidade.

Depois de selecionadas, as organizações recebem recursos para potencializar suas ações, com a compra de material e contratação de profissionais, entre outras necessidades. O Ponto de Cultura não tem um único modelo – nem de instalações físicas, nem de programação ou atividade.

São diretrizes fundamentais do programa, e exigências dos editais, a gestão participativa, a educação popular, a comunicação comunitária, a economia solidária, a cultura digital, a sustentabilidade ambiental e os Direitos Humanos. Além destas dimensões, a Rede RS de Pontos de Cultura terá como objetivos a promoção da diversidade cultural, o empoderamento, o protagonismo, a autonomia, a articulação em rede (produção colaborativa, compartilhamento de saberes e gestão compartilhada entre sociedade civil e poder público).

Após selecionados, os Pontos de Cultura contarão com inúmeras ações de apoio e acompanhamento, como a realização de seminários anuais de qualificação em assuntos relativos à gestão cultural, oficinas temáticas, prêmios de incentivo ao compartilhamento de tecnologias sociais inovadoras, equipe de assessoramento, uma van contando com equipamentos digitais, audiovisuais e de som, a publicação de cartilhas, revistas, portal virtual, além da realização de encontros de intercâmbio, articulação e mostra de produtos (Teias e outros).

 

ORIENTAÇÃO AO REPASSE DA 3ª PARCELA DO PONTO DE CULTURA

Conforme o Ofício Circular Nº 001/2016/DCDC/SEDAC, para o repasse da 3ª parcela dos Pontos de Cultura (meses 22º a 36º), será necessário apresentar somente a seguinte: Ofício de encaminhamento da conclusão da 2ª parcela, Relatório de Execução Físico-financeira e os extratos de conta corrente e de aplicação. A documentação deverá ser assinada pelo representante legal da entidade.

Abaixo, os links para download dos documentos relativos ao repasse da 3ª parcela:

Orientação ao repasse da 2ª Parcela do Ponto de Cultura

Conforme o Ofício Circular Nº 001/2014/CPC/DCDC/SEDAC, para o repasse da 2ª parcela dos Pontos de Cultura (meses 7º a 21º) será necessário apresentar somente a seguinte: Ofício de encaminhamento da conclusão da 1ª parcela, Relatório de Execução Físico-financeira e os extratos de conta corrente e de aplicação. A documentação deverá ser assinada pelo representante legal da entidade.

Abaixo, os links para download dos documentos relativos ao repasse da 2ª parcela:

Apoio à Projetos 

Clique Aqui e baixe a Cartilha de Apoio à Elaboração de Projetos

Manual de aplicação Pontos de Cultura 2015 - orientações sobre uso das logomarcas

Clique Aqui e baixe as marcas da Rede RS de Pontos de Cultura

 

Informações do Termo de Convênio Minc/Sedac

Extrato Convênio Minc/Sedac

 

Edital 05/2014

 http://bit.ly/1f4GTsj

Publicada  a lista dos 43 selecionados, confira:

PONTOS DE CULTURA- RESULTADO