Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado

Diretora: Miriam Rodrigues

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado é uma Divisão da Secretaria de Estado da Cultura, cuja responsabilidade é a identificação, cadastramento, fiscalização e promoção de ações de preservação do Patrimônio Cultural do Estado. Desenvolve projetos de pesquisa nas áreas de História, Urbanismo, Tecnologia das Construções e Educação Patrimonial.

O IPHAE busca também o fortalecimento da auto-estima das comunidades e o desenvolvimento da consciência de suas histórias, mantendo suas identidades e valores culturais.

O Instituto contribui na busca de parcerias públicas e/ou privadas para que a Secretaria da Cultura estabeleça convênios com as mesmas.

Cabe à instituição, a instrução técnica do tombamento de bens culturais, por meio de legislação específica, a fim de que a Secretaria de Estado da Cultura, a partir da efetivação do tombamento, impeça que os mesmos sejam destruídos ou descaracterizados.

Atendimento ao público:

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado está localizado na Av. Borges de Medeiros, 1501 – 19º andar – Praia de Belas, Porto Alegre – RS – Cep.: 90.110-150. F: 3288.7534, 3288.7533. A instituição fica aberta ao público de segunda a sexta, das 8h30min às 18h.

Para mais informações, escreva para iphae@sedac.rs.gov.br ou acesse a página www.iphae.rs.gov.br

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado – IPHAE
Av. Borges de Medeiros, 1501 – 19º andar – Praia de Belas
CEP 90119-900
Telefone: 32887534 / 32887533
e-mail:  iphae@sedac.rs.gov.br
Diretora: Miriam Rodrigues