Biblioteca Pública do Estado


Diretora: Morgana Marcon

A Biblioteca Pública do Estado, criada oficialmente em abril de 1871, foi aberta ao público na sua sede definitiva, na Rua Riachuelo 1190, em 1922. Concebido artística e arquitetonicamente por Afonso Hebert e Theofilo Borges de Barros, o prédio da Biblioteca reflete o pensamento então dominante no Estado: o positivismo. Em 1986, o prédio da Biblioteca foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE), e, em 2000, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

O acervo bibliográfico da BPE é constituído por cerca de 240 mil volumes. A coleção de livros raros da Biblioteca é composta por raridades dos séculos XVI a XIX, como a PHARSALIA, de Lucano, de 1519. Publicações e documentos que registram a história e a literatura rio-grandenses, enciclopédias, dicionários e obras sobre todos os setores do conhecimento humano, além de jornais, revistas e folhetos, completam a coleção da instituição e encontram-se disponíveis para pesquisa.

Além da leitura e da pesquisa no local, o visitante dispõe de empréstimo domiciliar de parte do acervo, de orientação à pesquisa bibliográfica, de levantamentos bibliográficos, de reprografia, de acesso à Internet, a vídeos e CD-ROM, de programação cultural, além de visitas guiadas no interior da Biblioteca.

WI-FI disponível.

Atendimento ao público:

Os horários de funcionamento da Biblioteca Pública do Estado são: segunda a sexta-feira das 9h às 19h, e aos sábados das 14 às 18 horas.
Endereço : Rua Riachuelo, 1190, Centro- CEP 90010-273- Porto Alegre -RS
Para mais informações visite o site www.bibliotecapublica.rs.gov.br ou escreva para bpe.administracao@via-rs.net. Acompanhe-nos no  no facebook: Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul

Biblioteca Pública do Estado
Rua Riachuelo, 1190 – Centro
CEP 90010-273
Telefone: 32245045 / 32259426
e-mail: bpe.administracao@via-rs.net
Diretora: Morgana Marcon

Facebook: https://www.facebook.com/bibliotecapublicadoestadors/?fref=ts