Bento recebe exposição em homenagem a Xico Stockinger

Divulgação Mac
Divulgação MAC
A Fundação Casa das Artes, em Bento Gonçalves – R. Herny Hugo Dreher, 127, Planalto – recebe a exposição “Xilogravuras de Xico Stockinger”. A mostra em homenagem ao centenário de Xico segue até 31 de janeiro de 2020. A realização é da Secretaria de Estado da Cultura, Sistema Fecomércio e prefeitura de Bento Gonçalves.

As obras foram realizadas na técnica da xilogravura - que utiliza a madeira como matriz, possibilitando sucessivas impressões sobre o papel - e estão tombadas na Pinacoteca Aldo Locatelli (prefeitura de Porto Alegre) desde 2012, a partir de uma doação do MARGS. São originalmente impressas de 1956 a 1960 e foram reeditadas entre 2008 e 2009.

Criador imerso na modernidade, Xico Stockinger (Áustria, 1919 - Porto Alegre, 2009) experimentou múltiplas facetas formais e técnicas, partindo da caricatura até chegar à escultura, passando pelo desenho e pela gravura. Na sua trajetória constituiu uma obra coesa, cujo fio condutor foi a noção de conhecimento como multiplicidade, tão característica do que se convencionou chamar de modernismo, desejo que seguiu inquietando artistas até a contemporaneidade.