Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Caravanas - Territórios Criativos

Capas site caravanas
Caravanas. Arte: Giorgio De Marco

Um dos eixos de atuação do RS Criativo é o "Territórios Criativos", que busca fortalecer a economia criativa nas diferentes regiões do Rio Grande do Sul.
Por isso, foram criadas as caravanas, que irão percorrer nove cidades do interior do Estado até o fim do ano, levando capacitações para os empreendedores criativos.
Acompanhe a nossa programação para saber as cidades que o RS Criativo vai visitar em cada região, as datas e as capacitações que serão ofertadas.

Ação: (Workshop) Desenvolvimento Pessoal – Você como negócio
Data e horário: Dia 06/11 das 8h30 às 15h.
Prazo de inscrição: Até 06/11. Inscrições aqui
Duração: 5h30 horas/aula.
Local: Sala de Cinema da Fundação Casa das Artes.
Endereço: R. Herny Hugo Dreher, 127 - Planalto, Bento Gonçalves.
Ministrante: Loraine Alessandra Bothomé Müller
Formação em Coaching Executivo & Mentoring para Liderança, Formação em Coaching Ontológico, Formação em Dinâmica dos grupos – SBDGRS, Extensão em MKT / ESPM; Mestrado em ADM pela UFRGS; Graduação em pedagogia pela PUCRS.
Conteúdo programático:

Autoconhecimento através do Canvas pessoal.

Solicitação de certificado:
Clique aqui

Ação: (Workshop) Como comunicar para o público que eu tenho o que ele quer
Data e horário: Dia 22/11 - 9h às 12h e 14h às 17h
Prazo de inscrição: Até 22/11. Inscrições aqui
Duração: 6 horas/aula
Local: Univates
Endereço: Prédio 12, sala 202, Avenida Avelino Talini, 171
Ministrante: Vicente Henrique Bastos Zanella
Graduado Bacharel em Economia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1988), possui Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) Doutorado não finalizado em Administração de Empresas na USP. Atualmente é membro Laboratório de Inovação e Empreendedorismo da PUCRS - IDEAR -, professor adjunto da Escola de Negócios e da Faculdade de Comunicação Social na mesma universidade e Supervisor do Programa Redes de Cooperação do Governo do Estado desenvolvido em parceria com a PUCRS que atende Porto Alegre e região metropolitana.

Conteúdo programático:

  •          Criação da proposta de valor;
  •          Identificação da Persona do Consumidor;
  •          O Pitch – elementos de uma comunicação prática e rápida

Ação: (Workshop) O propósito como fator de diferenciação de marcas
Data e horário: Dia 23/11 das 11h às 18h.
Prazo de inscrição: Até 23/11. ( Inscrições aqui )
Duração: 6h horas/aula.
Local: Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC - Auditório do Memorial - Bloco 46
Endereço: Av. Independência, 2293 - Universitário, Santa Cruz do Sul
Ministrante: Martina Fisher
Professora de graduação na Publicidade e Propaganda da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul / PUCRS - onde também recentemente coordenou interinamente o curso - e no Centro Universitário Fadergs. Consultora de marketing, pesquisa de mercado, comunicação e varejo. Mestre em Ciências da Comunicação pela Unisinos com especialização em Marketing na UFRGS e graduação em Publicidade e Propaganda e em Jornalismo, ambas pela Unisinos. Tem atuação como professora desde 2004, especialmente em disciplinas de graduação e pós-graduação ligadas a planejamento de comunicação, pesquisa de mercado e criação publicitária. Durante mais de 15 anos, atuou nas áreas de planejamento de comunicação e criação publicitária em importantes agências de propaganda do Rio Grande do Sul, desenvolvendo projetos para marcas como Tramontina, Claro, Zero Hora, Unimed e Olympikus, entre outras. Também concebeu e administrou negócio próprio (varejo) por seis anos.

Conteúdo programático:
Parte 1 - Consumo, marcas e propósito

O consumidor de hoje e do futuro;
O cenário competitivo das marcas;
Diferenciação e posicionamento;
Conceito de propósito;
Propósito como fator estratégico no mundo dos negócios.

Parte 2 – Propósito na prática e na comunicação
Estudos de caso: como as marcas praticam o propósito;
Comunicação de um propósito;
Exercício de identificação de um propósito pessoal;
Exercício de identificação de um propósito para um negócio;
Prática de pensamento estratégico considerando o propósito.

Secretaria da Cultura