Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Educativo

Orientações sobre Visitas no Museu 

O Museu Julio de Castilhos funciona em dois prédios históricos, casas antigas,  sendo o seu acervo tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), material histórico, com peças únicas e raras. Em razão dessas características, pedimos que as orientações a seguir sejam rigorosamente observadas

1)  O Museu está aberto ao público de terças-feiras a sábados, das 10h às 17h.

Tipos de visitas

  • modalidade passeio, com uma recepção introdutória e visita livre ao museu, o tempo de visita fica a critério do grupo. Recomendada para grupos que estão visitando várias instituições no mesmo dia.
  • modalidade mediação educativa, onde o grupo opta por ter mais informações sobre uma das exposições escolhidas (veja formulário abaixo), atividade que irá durar aproximadamente 30 minutos

***Em ambos os casos é necessário agendar e informar a modalidade de visita escolhida pelo grupo para preparar a circulação no museu e as equipes de recepção. 

Agende sua visita pelo e-mail museujulioeduca@gmail.com  ou tire suas dúvidas pelo telefone (51) 3221-3959.

2) As visitas na modalidade mediação serão  realizadas de terças-feiras às sextas-feiras nos turnos da manhã (10-12H) e da tarde (14-16H), mediante disponibilidade.  É oferecido apenas uma (01) visita mediada por turno com duração de aproximadamente meia hora (30 minutos) e acompanhamento nas demais exposições;

3) Para um serviço de visitação adequada, considerando os pequenos espaços das casas e uma circulação com segurança para público e acervo, o número máximo por grupo será de 25 pessoas, entre alunos/turistas e acompanhantes. Grupos com mais de 25 pessoas serão divididos em mais de um grupo.

4)   Para segurança de todos, solicitamos que, além do professor/guia responsável, para cada grupo de 10 pessoas, haja um monitor acompanhante;

5)    Quando ocorrer a subdivisão de grupos, os alunos/ participantes do sub-grupo secundário ficarão sob gestão do responsável pelo grupo (escola, professor, guia turístico, etc) aguardando visitação e somente ingressará nas dependências do museu somente quando terminar a mediação do primeiro sub-grupo que está efetuando a visita.

6)  Atenção: em caso de dano ao patrimônio (prédio ou objetos), o visitante causador do dano e a instituição à qual está vinculado (escola, agência de turismo etc.) responderão legalmente pelo fato, com possível reparação; 

7)  Para que nenhum dano ocorra e evitarmos constrangimentos, fica Proibido

  • consumo de alimentos e bebidas dentro do museu;
  • correr, empurrar, portar mochilas/pastas/bolsas volumosas nas dependências do museu. Mochilas e bolsas devem ser depositadas no guarda-volumes disponível na entrada do museu. 
  • dependurar-se em corrimãos, expositores ou anteparos existentes no museu;
  • fumar ou conduzir acesos cigarros e assemelhados;
  • tocar nos objetos em exposição;
  • fazer uso de flash ao fotografar os objetos dentro do museu;

Atenção: O museu não dispõe de equipe para acompanhamento de aluno/pessoa com deficiência (definição dada pelo Art. 2º da Lei Federal 13.146, de 06/07/2015, Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência), devendo a escola, neste caso, dispor de um professor ou familiar do aluno para acompanhá-lo individualmente. Solicitamos que a equipe do museu seja previamente informada caso haja algum aluno da turma visitante com deficiência e/ou necessidade de ferramentas inclusivas.

Como funciona a visita mediada?

As visitas mediadas são realizadas para grupos de até 25 pessoas cujo responsável seleciona  uma das exposições disponíveis para a mediação por meio do termo de solicitação de agendamento de visita (Enviado na Resposta do Email de Agendamento). Grupos com mais de 25 pessoas serão divididos. Nas demais exposições, é realizada a visita acompanhada, sem mediação.

Ao final da visita, pedimos ao professor/educador responsável pela turma visitante que responda ao Formulário de Avaliação do Programa Educativo, disponível online ou impresso, além da distribuição da Pesquisa de Público Escolar para ser respondida pela turma.

Como agendar uma visita mediada?

Encaminhe Solicitação de Agendamento para o e-mail 

museujulioeduca@gmail.com

A visita será agendada mediante disponibilidade no calendário de visitas do museu e preenchimento do termo de solicitação de agendamento de visita (que será enviado ao solicitar agendamento).

Quais são as exposições disponíveis para visitação? 

No ano de 2022, o museu oferece visitas mediadas nas quatro exposições descritas a seguir e, além destas, conta também com a exposição dos canhões Farroupilha no jardim externo.

Memória e Resistência – a exposição aborda a contribuição material e imaterial histórica dos povos originários e suas resistências para manter suas culturas vivas no presente.

Narrativas do Feminino – com rico acervo de objetos do início do século XX, a exposição traz à luz o protagonismo feminino sempre existente na história do Rio Grande do Sul.

Sala Julio de Castilhos – sala que carrega a atmosfera do Rio Grande do Sul do século XIX através de seus acervos que remetem ao cenário político do período, assim como o imaginário de costumes do cotidiano da elite da época.

Passeio – a exposição apresenta os hábitos da capital no século XX, cujo passeio pelo Centro Histórico era a principal diversão. Meio de transporte, vestuário, acessórios e arquitetura são abordagens apresentadas.

 





Secretaria da Cultura