Entidades e movimentos sociais entram na pauta da Conferência Estadual de Cultura

Transmissão é feita pelo Facebook da Sedac, TVE e FM Cultura

André, Andréia e o Pedro são os palestrantes desta terça-feira (11/8)

Rafael Varela | Ascom Sedac

O terceiro encontro da  Conferência Estadual de Cultura RS 2020 – realizada pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac)   está marcado para a próxima terça-feira (11), às 17h. “Busca ativa e conjunta com entidades e movimentos sociais” é a temática que vai trazer para o debate Pedro Vasconcellos, secretário de Cultura e Relações Internacionais de São Leopoldo, Andréia Becker, coordenadora do Colegiado Setorial de Museus da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), e André kryszczun, chefe de gabinete da Sedac. Os encontros têm a mediação do jornalista Newton Silva.

No total, serão três ciclos de trabalho on-line, respeitando as diretrizes de distanciamento social relativas à Covid-19, e com foco na implementação da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc no Rio Grande do Sul. A 5ª Conferência Estadual de Cultura já estava marcada para ocorrer em 2020. Em função da pandemia e com a sanção da Lei Aldir Blanc, a agenda foi antecipada.

O governo do Estado encontrou nos fóruns on-line a alternativa para ampliar a discussão da implementação da Lei no Rio Grande do Sul, articulando as instâncias do Sistema Estadual de Cultura e possibilitando a participação de toda a sociedade gaúcha neste processo.

Como vai funcionar

primeiro ciclo, que será realizado sempre terças e quintas-feiras, até 27 de agosto, terá oito encontros promovidos em formato de lives pelo Facebook da Sedac (Facebook.com/rs.sedac), com transmissão em rede pela TVE (canal 7.1) e FM Cultura (107.7) – sempre das 17h às 18h. A partir das 18h, a transmissão prossegue pelo Facebook da secretaria.

segundo ciclo terá nove webconferências regionais, organizadas de acordo com o mapa das Regiões Funcionais dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), e será realizado de 01 a 10 de setembro. O último ciclo, com data a definir, irá avaliar os resultados dos trabalhos desenvolvidos por meio das webconferências.

Quarto encontro

Quinta-feira (13/8), o tema será “Visibilidade e descentralização” (como o Estado e gestores municipais se articulam para fazer os recursos da Lei chegar em todas as pontas). Terá como convidados Márcio Caires, pesquisador, ex-presidente do Conselho Estadual de Cultura da Bahia e integrante do grupo de Articulação Nacional da Lei Aldir Blanc, Marta Nunes, professora adjunta da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), integrante do Comitê Gestor Cultura Viva e membro do Conselho Municipal de Cultura de Santa Cruz do Sul, e Leandro Anton, geógrafo, educador e coordenador do Comitê Gestor da Política Cultura Viva RS.