Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Instituições da Sedac abrem as portas para Bienal Black Brazil Art

Publicação:

Casa de Cultura é uma das instituições da Sedac que sedia a Bienal Black
Casa de Cultura é uma das instituições da Sedac que sedia a Bienal Black
Por Rafael Varela/ Ascom Sedac

A capital gaúcha sedia mais uma iniciativa que coloca os artistas negros das artes visuais em evidência. Mais precisamente AS artistas negras, já que a proposta é “A Presença das Mulheres na Diversidade Artística Brasileira” – tema da 1ª Bienal Black Brazil Art. E a Secretaria da Cultura (Sedac) se soma a este propósito, como apoiadora, abrindo os espaços de quatro instituições que abrigam parte da programação.

Na Casa de Cultura Mario Quintana (R. dos Andradas, 736) a programação vai até 12 de janeiro de 2020; no Museu Julio de Castilhos (R. Duque de Caxias, 1205), Memorial do RS (R. Sete de Setembro, 1020) e Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (R. dos Andradas, 959), a programação segue até 20 de janeiro.

Durante dois meses, iniciativas que tornam as mulheres e as questões de gênero fonte de reflexão, debate e criação vão tomar espaços culturais de Porto Alegre. Incomodada com a (in)visibilidade da arte produzida por mulheres ou inspirada nelas no cenário cultural, o Instituto Black Brazil Art propôs a Bienal.

De acordo com a organização, “a proposta nasceu de um mapeamento que já vem sendo realizado há mais de 15 anos sobre o caminho da arte produzida por mulheres ou inspirada nelas. As mulheres têm dominado o campo dos estudos culturais há muito tempo em todo o mundo. Preenchemos as fileiras dos cursos de Belas Artes, História da Arte, Museologia, Literatura e Cinema e ganhamos as mais altas homenagens”.

Percebe-se a presença das mulheres em posições de liderança cultural proporcional à sua predominância na educação, “no entanto, quando critérios de seleção entram em jogo, como nomeações diretas ou interesses pessoais, cargos em conselhos entre outros, os homens monopolizam a maioria dos cargos de poder e de tomada de decisão graças à persistência de modelos ultrapassados.”

A proposta é reunir diferentes protagonistas no cenário das artes e propiciar trocas através de residências internacionais. A programação da Bienal Black nas instituições da Sedac está disponível em Bienal Black Brazil Art .

BBA

A BBA - Black Brazil Art é uma instituição que atua de forma colaborativa com grupos de profissionais relacionados ao campo das artes visuais, artistas, críticos, gestores culturais, curadores, galeristas, colecionadores, professores, diretores de instituições públicas e privadas, editores, pesquisadores, jornalistas especializados, arquitetos, empreendedores, entre outros, que trabalham para melhorar a visibilidade e a igualdade de direitos das mulheres em nossa sociedade e, mais especificamente, com recorte afro-brasileiro.

Secretaria da Cultura