Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

MTG lança edital do programa Invernadas Culturais

Programa é resultado de emenda parlamentar estadual

Publicação:

Edital foi publicado pelo MTG esta semana.
Edital foi publicado pelo MTG esta semana.
A Fundação Cultural Gaúcha (FCG-MTG/RS) – entidade ligada ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) -, torna público o Edital de Chamamento para selecionar propostas visando à seleção de pessoas jurídicas, de natureza cultural, para ministrarem 30 oficinas virtuais, nas seguintes áreas: Artes Visuais, Audiovisual, Artes Cênicas, Artesanato, Gastronomia e Música. Poderão participar do edital pessoas jurídicas, com atuação reconhecida na cultura, para a execução de ações na formação e capacitação do programa Invernadas Culturais. Atividades que serão desenvolvidas por meio de oficinas em escolas e entidades tradicionalistas do RS.
 
A chamada pública observará o disposto na Lei Federal nº 8.666, de 21 de junho de 1993, que estabelece o regime jurídico das parcerias entre a administração pública e as organizações da sociedade civil, em regime de mútua cooperação para a consecução de finalidades de interesse público e recíproco, e em conformidade com as condições e exigências estabelecidas.
 
 
o edital é resultado do termo de colaboração entre a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) e a FCG-MTG/RS, assinado segunda-feira (29/6). A assinatura foi virtual e transmitida por meio de live, no Facebook da secretaria (facebook.com/rs.sedac).
 
O evento representou o início do programa “Invernadas Culturais”, resultado de emenda parlamentar do deputado Mateus Wesp (PSDB-RS), no valor de R$ 155 mil, destinada à Sedac, em 2019.  São recursos do orçamento de 2020. O termo de colaboração entre a secretaria e a FCG-MTG/RS foi assinado pela secretária da Cultura, Beatriz Araujo.
 
Além de Beatriz e do deputado Wesp, outros três convidados participaram da live: Gilda Galeazzi, presidenta da Fundação Cultural Gaúcha; Maxsoel Bastos, vice-presidente da Fundação Cultural Gaúcha; e César Oliveira, adido cultural do RS. 
 
"Certamente teremos outros termos de colaboração. E aproveito para reafirmar meu compromisso, enquanto secretária, de olhar a cultura em toda a sua diversidade e em todo o Estado”, declarou a secretária Beatriz.
 
O deputado Mateus Wesp revelou que a destinação da emenda parlamentar representa a realização de um sonho em prol do tradicionalismo gaúcho. “Este é um momento histórico para as tradições gaúchas, e é uma alegria contribuir por meio desta iniciativa. Investir em cultura é o primeiro passo para que o setor se torne cada vez mais sustentável, e é isso que venho percebendo na postura arrojada com que a secretária Bia e o governador Eduardo Leite vêm conduzindo as pautas culturais.”

Edital Programa Invernadas Culturais
Ficha de Inscrição
Secretaria da Cultura