Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

MuseCom, ARI e Assembleia Legislativa realizam conferência online no Dia Nacional da Imprensa

Publicação:

Legenda: Fachada do MuseCom
Legenda: Fachada do MuseCom - Foto: Solange Brum | Ascom Sedac
Ludwig Larré

Nesta segunda-feira (1º/6) é celebrado o Dia Nacional da Imprensa. A data lembra o ano de 1808, em que durante o exílio, em Londres, Hipólito José da Costa (patrono da Imprensa Brasileira) lançou o jornal Correio Braziliense. Para marcar a data e o lançamento da Semana Hipólito José da Costa, o Museu da Comunicação (Rua dos Andradas, 959, Porto Alegre) realiza conferência online, hoje (1º/6), às 17h, em parceria com a Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e a Assembleia Legislativa.
 
A atividade será compartilhada na plataforma Jitsi Meet. Para acompanhar é necessário inscrição prévia (gratuita) pelo e-mail
agendamento-museucom@sedac.rs.gov.br. A conferência vai contar com as presenças da secretária adjunta da Cultura, Carmen Langaro; do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ernani Polo; e dos presidentes da ARI e do Conselho Deliberativo da ARI, Luiz Adolfo Lino de Souza e João Batista de Melo Filho, respectivamente .

Na sequência, acontece a apresentação da Semana Hipólito José da Costa, a cargo dos jornalistas André Luiz de Mello Machado e Mário Eugenio Villas-Boas da Rocha. Logo em seguida, a historiadora e museóloga Angela Beatriz Pomatti e o jornalista e professor do curso de jornalismo da Fabico (UFRGS), Luiz Artur Ferrareto, desenvolvem o painel ''Comunicação e Pandemias''. Ao final, ocorre a abertura da mostra virtual "Hipólito José da Costa: Patrono da Imprensa Brasileira". A atividade tem previsão de encerramento às 20h.
Secretaria da Cultura