Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Museu Julio de Castilhos fecha temporariamente para mudar reserva técnica

Publicação:

WhatsApp Image 2020 02 20 at 17 35 00
Trabalho de mudança da reserva técnica tem o apoio do Exército - Foto: Doris Couto
Visando a proteção de cerca de dez mil peças que ficam armazenadas no porão da casa histórica de Julio de Castilhos (R. Duque de Caxias, 1205, Centro da capital), a equipe do museu, com apoio do Exército, está mudando a reserva técnica para uma das salas do pavimento superior. Com isso, o museu fecha para visitação do público sábado (22) e reabre dia 3 de março.
 
Com a medida, as peças mais frágeis e suscetíveis a intempéries, como tecidos, plumarias, couro e papeis deixam de sofrer com a flutuação da umidade relativa do ar do porão e passam a habitar uma sala com circulação de ar, umidade mais estável e a salvo de alagamentos.
 
O trabalho é minucioso e envolve a identificação de cada peça, com localização nos armários e deslocamento para outros espaços da instituição a fim de possibilitar a mudança do mobiliário e o retorno para seu compartimento de guarda.   
        
A nova reserva poderá ser observada pelos visitantes por grandes vidraças, caracterizando-se também como um espaço de educação para o patrimônio, já que, em geral, os bastidores da museu escapam aos olhos do público.
Secretaria da Cultura