Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Dia do Patrimônio

Dia Estadual do Patrimônio 2020

Em sua segunda edição, o Dia Estadual do Patrimônio 2020 terá o tema denominado "Narrativas abrangentes: memórias e identidades". O tema foi escolhido a partir da recente regulamentação do Registro do Patrimônio Cultural Imaterial, em âmbito estadual. Tal fato busca voltar os olhares para as diversas narrativas da cultura gaúcha, tais como as formas de expressão; os modos de criar, viver e fazer; as criações artísticas e científicas; os saberes tradicionais; as manifestações lúdicas; as celebrações e os lugares.


Ao mesmo tempo, tendo em vista a atual situação de pandemia existente por todo o território do estado, achamos importante a proposição de execução de atividades em nível digital, como forma de garantir a segurança de todos perante o risco de contaminação pelo novo coronavírus.
Para tanto, encaminhamos algumas sugestões de ações que poderão ser desenvolvidas em nível digital. As atividades poderão se concentrar no final de semana dos dias 15 e 16 de agosto ou em datas aproximadas.


Sendo assim, convidamos a todos à participar mais uma vez desta ação, a partir da definição de ações de promoção do seu patrimônio cultural regional. Todas as ações propostas serão divulgadas pela Secretaria de Estado da Cultura, através do site oficial e das redes sociais.

As propostas devem ser descritas no formulário de adesão (no link abaixo) e enviadas para o e-mail
diaestadualdopatrimonio@gmail.com até o dia 30 de julho de 2020.


Formulário de adesão - Dia do Patrimônio RS 2020


Dia Estadual do Patrimônio Cultural


O Governo do Estado do Rio Grande do Sul decretou o dia 17 de agosto como o Dia Estadual do Patrimônio Cultural.

Tal iniciativa se baseia no fato de que a data de 17 de agosto de 1898 marca o nascimento de Rodrigo Melo Franco de Andrade, o primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, órgão criado em 1937 para valorizar, promover e preservar o patrimônio cultural brasileiro. Por patrimônio cultural entende-se todos os bens, manifestações populares, cultos e tradições, no âmbito material e imaterial, cuja expressão caracteriza os hábitos e a história de uma determinada população, tornando-a singular no universo de ação humana. Seu reconhecimento, proteção e valorização, de forma a garantir a sua continuidade, torna-se um instrumento fundamental na construção da identidade social das novas gerações. Para tanto, o dia 17 de agosto foi instituído pelo Governo Federal, desde 1998, o dia Nacional do Patrimônio. Nesta data comemorativa os Estados e Municípios desenvolvem ações de valorização do seu patrimônio cultural. O Estado do Rio Grande do Sul, que apresenta uma grande diversidade cultural, tem desenvolvido ações de proteção do seu patrimônio cultural desde o ano de 1954, quando foi oficialmente criada a Divisão de Cultura do Estado do Rio
Grande do Sul, atual Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado – IPHAE. A oficialização do Dia do Patrimônio no âmbito estadual é uma iniciativa de grande importância e representatividade e que demonstra o papel fundamental da cultura na formação de um Estado onde a cultura é um forte instrumento de desenvolvimento social e econômico.

Em alusão à data, a Secretaria de Estado da Cultura propõe aos municípios, instituições e coletivos governamentais e não governamentais, que desenvolvam atividades tais como visitação guiada a prédios históricos, manifestações artísticas ao ar livre, oficinas técnicas, ações de educação patrimonial, entre outras. Participe!

DECRETO nº 54.608 – Institui o Dia Estadual do Patrimônio Cultural -
https://bit.ly/2O8Zcbr

Mais informações:

diaestadualdopatrimonio@gmail.com

Luísa Maciel – assessoria técnica Sedac
53 9 8131 1082 (wp) | 51 9 8594 9137

Siga nossas redes sociais:
https://www.facebook.com/diaestadualdopatrimonio
https://www.instagram.com/diadopatrimoniors/

Secretaria da Cultura