Programação intensa na semana de aniversário do MJC

Museu Julio de Castilhos   FOTO Roberta Amaral
Interior do Museu Julio de Castilhos - Foto: Roberta Amaral
Por RAFAEL MAIRESSE DE CASTRO / ASCOM MJC

O Museu Julio de Castilhos (R. Duque de Caxias, 1205, Centro Histórico) está com diversas atividades culturais em comemoração ao seu aniversário. O MJC completa 117 anos na próxima sexta-feira (31).  Exposições, concertos e peças de teatro compõem a programação, que garante uma experiência histórica e cultural. "O museu chega aos 117 anos em um momento histórico: recursos assegurados e o contrato assinado com o governo federal para seu restauro completo das duas edificações e a construção de uma edificação nova, para abrigar a reserva técnica, onde estão guardados acervos não expostos. Além da troca de mobiliário expositivo via convênio, assinado entre a Associação de Amigos e o Tribunal de Justiça", comemora a diretora da instituição, Doris Couto.

O Museu Julio de Castilhos também mantém uma profícua relação com a comunidade e com o meio acadêmico. "Suportes fundamentais para gestão do patrimônio de relevância histórica e cultural que se encontra sob guarda da instituição", completa a diretora.

Abaixo, você confere a programação.

28 de janeiro - às 16h

Abertura da Exposição

"Acervos Inéditos" de Julio de Castilhos
Envolta em total silenciamento, Honorina, esposa de Julio de Castilhos, terá uma peça sua apresentada em exposição. Trata-se de uma bailarina em louça pertencente ao acervo particular da família Castilhos, emprestada ao MJC para a comemoração do aniversário. Igualmente, um discurso de Julio e a chave do mausoléu onde o político foi enterrado, entre outros documentos e fotografias, serão apresentados. Outras peças do acervo do MJC, que se encontram no Arquivo Histórico do RS (R.sete de Setembro, 1020 - prédio do Memorial RS) também serão trazidas a público, numa pequena sala na entrada do museu, onde poderão ser apreciadas até o final de março.

29 de janeiro - às 19h

Concerto de Piano

Antonio Augusto Medeiros e Albuquerque
Mistura de gêneros musicais em um transitar entre o erudito, o popular e o folclórico: é o que apresentará ao público o pianista Antonio Augusto Medeiros e Albuquerque, que também contará a história de cada composição executada, num verdadeiro concerto didático. Entrada gratuita.

30 de janeiro - às 19h

Concerto Processo Intuitivo
Klaus Farina (piano)
No dia 30 de janeiro teremos o projeto Processo Intuitivo, de Klaus Farina, um recital de piano solo que transita entre performances autorais de piano com projeções visuais e referências às músicas do cinema mudo. Entrada gratuita.

31 de janeiro e 1º e 2 de fevereiro -  às 20h

Chiquinha: Uma opereta sobre os costumes de nossa época
Inspirado pela personagem e sua história, o artista Samir Gonzaga, realizará uma curta temporada da performance “Chiquinha: Uma Opereta Sobre os Costumes de Nossa Época” na semana de aniversário do Museu Julio de Castilhos. Sob a direção de Joana do Carmo, além de executar as obras de Chiquinha Gonzaga ao piano, Samir interpreta a compositora de forma brejeira e com um atrevimento tão delicado quanto a personalidade da compositora permitiria. Vivendo as inspirações, as lutas e a obra dessa artista que marcou o início do Chorinho, por meio de suas músicas de identidade única.
R$ 15,00 inteiro

1º de fevereiro - às 19h

Caminhada Cultural
Para finalizar a programação de aniversário, em parceria com o Centro Histórico Cultural Santa Casa de Porto Alegre, será realizada a Caminhada Cultural, um roteiro integrado que inclui o Quarto e o Gabinete de Julio de Castilhos, no museu; o Monumento, na Praça da Matriz; e a visita ao Mausoléu do político e outros positivistas, no Cemitério da Santa Casa. Inscrições aqui