Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

Visibilidade Trans no MAC

Intervenção artística terá curadoria de Valéria Barcellos

Publicação:

Trabalho de Valéria Barcellos participa das atividades que dão destaque à visibilidade trans
Trabalho de Valéria Barcellos participa das atividades que dão destaque à visibilidade trans - Foto: Valéria Barcellos e Silas Lima
Por RAFAEL VARELA/ ASCOM SEDAC
O Museu de Arte Contemporânea (MACRS) promove no próximo sábado (25/1) uma intervenção cultural para celebrar o dia da Visibilidade Trans (29 de janeiro). A mostra intitulada "Entre sem (me) bater" acontece das 18h às 22h na futura sede do museu, na rua Comendador Azevedo, 256, bairro Floresta, 4º Distrito de Porto Alegre e tem curadoria de Valéria Barcellos.
 
Bate-papo, performances, exposição fotográfica, exibição de curtas-metragens trans e música ao som da DJ Vitória Oliveira farão parte do cardápio cultural. Será uma tentativa de reunir, identificar, reverenciar e afirmar a existência de artistas trans no meio das artes. Eles estarão juntos para expor seus trabalhos, vivências e corpos. E Valéria alerta: Não, não é uma tentativa de inclusão. E, sim, uma oportunidade dada pela comunidade "T" [Transexual] aos não trans de nos conhecer de perto, tocar nossas obras, sentir nossos anseios e admirar nossos talentos”.
 
Atriz e cantora, Valéria tem uma agenda de shows atribulada e ainda concilia seu tempo para tocar projetos curatoriais, como o que ocorre sábado. A artista passa por quimioterapia para tratar um câncer que descobriu no fim do ano passado, mas a doença não dá margem para desânimo. Pelo contrário, Valéria trabalha com empolgação.
 
“Hoje, o MAC convida a “entrar sem bater” e, eu, te convido: entre sem (nos) “bater”. Abra sua mente e feche seus olhos. Tenha ar. Sinta o ar que temos, que respiramos juntos. Faça desse dia só mais um dia. É o queremos”, provoca a artista. “Tenho na minha arte algo nosso, que posso dividir, e isso passa, sim, por minha transexualidade. Vocês gostam de conhecer a minha arte. Que tal conhecerem, juntos, nossa transexualidade?”, convida ela em um chamamento para o público entender por meio deste recorte cultural um pouco mais do universo trans. O encerramento da intervenção será com show da própria Valéria Barcellos - para selar a agenda.
 
Secretarias se unem para celebrar a data
 
Diversas secretarias do Estado se reuniram a fim de realizar atividades para a comunidade trans e propor reflexões sobre identidade de gênero, liberdade e direitos humanos. A data foi criada em 2004, quando, pela primeira vez, travestis e transexuais foram ao Congresso Nacional cobrar dos parlamentares políticas de igualdade e lançar a campanha nacional “Travesti e Respeito” – a primeira organizada por transexuais para a promoção do respeito e da cidadania.
 
A programação do Mês da Visibilidade Trans ocorre de 22 a 31 de janeiro, reunindo as secretarias da Cultura; de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos; da Educação; de Planejamento, Orçamento e Gestão; e de Segurança Pública.
Secretaria da Cultura