Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

“Feira Casa Cerâmica” chega à 10ª edição com programação na CCMQ

Encontro reúne artistas da cerâmica, que disponibilizam ao público suas peças artesanais, e proporciona atividades culturais

Publicação:

Fotografia em close de uma mesa expositora coberta por tecido preto, repleta de peças artesanais de cerâmica. Em primeiro plano, tigelas, canecas, copos e recipientes de diferentes tamanhos ocupam quase toda a superfície visível da mesa. As peças apresentam acabamento esmaltado em tons de verde, bege, marrom, azul e laranja, com texturas e formatos variados. Ao centro, destacam-se um recipiente redondo com tampa alaranjada, pequenos potes, jarros e vasos de aparência rústica. Ao fundo, outras louças e objetos decorativos ampliam a diversidade do conjunto. A iluminação valoriza os reflexos do esmalte cerâmico e os detalhes das superfícies artesanais, enfatizando o trabalho manual e a variedade de produtos expostos.
Além das peças utilitárias (canecas, pratos e tigelas), estarão à mostra objetos decorativos, esculturas e biojóias - Foto: Thiele Elissa/Divulgação CCMQ
Por ASCOM CCMQ / EDIÇÃO ASCOM SEDAC

Em sua 10ª edição, a Feira Casa Cerâmica ocupa a Travessa dos Cataventos, na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), instituição da Secretaria da Cultura (Sedac). O evento ocorre neste sábado (7/11), das 10h às 19h. Realizada pela primeira vez em 2022, a iniciativa já passou por espaços como o Mercado Público e por cidades como Novo Hamburgo e Caxias do Sul. A feira reúne exclusivamente artistas da cerâmica artesanal gaúcha, com peças utilitárias (canecas, pratos e tigelas), objetos decorativos, esculturas e biojoias disponíveis para aquisição. Além da comercialização, a programação oferece atividades práticas e culturais gratuitas.

Fotografia de uma feira de produtos artesanais vista ao nível das bancas de exposição. Em primeiro plano, uma longa mesa reúne objetos feitos à mão, como peças decorativas, recipientes, pequenos enfeites, acessórios e itens de cerâmica distribuídos em bandejas, caixas e suportes de madeira. Visitantes caminham pelo corredor e observam os produtos de perto, enquanto expositores atendem o público ao longo da feira. Ao fundo, entre as construções que delimitam o espaço, aparecem painéis amarelos e cartazes afixados em uma parede. A profundidade de campo reduzida mantém o foco nos objetos expostos e na interação do público com as bancas, destacando a diversidade de trabalhos artesanais disponíveis.
Realizada pela primeira vez em 2022, Feira já passou pelo Mercado Público e por cidades como Novo Hamburgo e Caxias do Sul - Foto: Thiele Elissa/Divulgação CCMQ

Segundo uma das organizadoras do evento, Michele Bledoff, o encontro reúne trabalhos de artistas e artesãos da Região Metropolitana de Porto Alegre e de outras cidades do Estado. “Teremos obras de arte, vasos em grande formato e esculturas. Todas peças feitas com muita atenção e muito carinho ”, destaca.

Das 11h às 18h, os ceramistas Marco Fronckowiak e Julia Splash conduzirão demonstrações de olaria com torno elétrico, apresentando ao vivo o processo de transformação da argila em potes e vasos. Os visitantes também poderão experimentar a técnica, com orientação dos profissionais. Não é necessário inscrição prévia para participar.

No horário do almoço, a partir das 12h, o Palco Elis Regina recebe o “Coro Entre Tons”. Com cerca de 20 integrantes, o grupo se apresenta sob a regência de Derick Eliezer Jagnow.

As feiras realizadas na Casa de Cultura integram uma parceria com o RS Criativo, programa de fortalecimento da economia criativa. O plano bianual da CCMQ é financiado pela Lei Rouanet e apresentado pela Petrobras, e conta com patrocínio direto do Banrisul; patrocínio do BRDE; apoio de Tintas Renner e iSend; e realização do Ministério da Cultura.

Serviço

Feira Casa Cerâmica
Quando: Sábado (7/11), das 10h às 19h
Onde: Travessa dos Cataventos, na Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico de Porto Alegre)
Acesso gratuito. Em caso de chuva, o evento será transferido para o dia 14/11

Secretaria da Cultura