Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Capacitações e Cursos

capacitações novembro
capacitações novembro

Excepcionalmente, os cursos de novembro não emitirão certificados. 

Data e horário: Dias 26, 27 e 28 de novembro, das 9h às 11h.
Prazo de inscrição: Até 28 de novembro. Inscrições aqui
Duração: 6h
Sinopse:O curso propõe explorar os desafios práticos e conceituais de curadorias de exposições artísticas de arte contemporânea. Cada encontro, ministrado por um integrante da Torus, tomará por tema possíveis atuações para curadores a partir de interações variáveis com artistas, obras e instituições. Os ministrantes partirão de experiências que desenvolveram ou desenvolvem em diferentes espaços culturais de Porto Alegre para oferecer aos participantes uma visão detalhada das possibilidades e das tarefas (mais ou menos numerosas) assumidas pelo curador durante o planejamento, produção, duração e pós-produção de uma mostra de arte. Laura Cattani, no primeiro encontro, abordará a curadoria a partir de acervos de instituições, com ênfase na curadoria realizada, junto com Munir Klamt, na exposição Aã, na Fundação Vera Chaves Barcellos, em Viamão. No segundo encontro, Chico Soll trará a curadoria da perspectiva da gestão de um espaço independente, a Galeria Prego, pela qual é responsável. Juliana Proenço, no encontro final, falará sobre as questões envolvidas na criação curatorial partindo de portfólios de artistas, recebidos em edital ou chamada aberta, dada a experiência que vem realizando no Projeto Blackwall, da escola de metodologias criativas Perestroika, em parceria com a plataforma de produção de conteúdo sobre arte Artikin.
Ministrantes: Laura Cattani, Juliana de Oliveira e Chico Soll.
Laura éArtista, pesquisadora e curadora, doutora em Poéticas Visuais pela UFRGS, Laura Cattani assina sua produção artística, crítica e em curadoria junto de Munir Klamt, como Ío.
Juliana é mestranda em Artes Visuais, com ênfase em História, Teoria e Crítica de Arte, pela UFRGS. Possui graduação em Direito (2014) e em História da Arte (2018), ambas pela UFRGS.
Chico é bacharel em Moda pela Unisinos, produtor executivo e curador independente. É responsável pela Galeria Prego, espaço de pesquisa em curadoria e produção de exposições e membro do comitê de Acervo e Curadoria do MACRS.
Público-alvo: estudantes de artes visuais, história da arte, comunicação, museologia e áreas afins, produtores culturais e outros agentes do campo artístico, interessados em exposições de arte e curadoria.
Local: Sérgio Napp 2
Conteúdo programático:

ENCONTRO I

  • Curadoria a partir de acervos de instituições, com Laura Cattani.

ENCONTRO II

  • Curadoria em espaços de arte independentes, com Chico Soll.

ENCONTRO III

Curadoria a partir de editais abertos, com Juliana Proenço

Data e horário: Dia 28 de novembro, das 13h às 18h.
Prazo de inscrição: Até 28 de novembro. Inscrições aqui
Duração: 5h
Sinopse: Workshop que alia o conhecimento compartilhado, atividades práticas e dinâmicas, que visam à compreensão sobre a gestão da liderança criativa e sua importância para o crescimento e inovação dos processos, como fator decisivo na transformação para um cenário de sucesso.
Ministrante: Cristiane Regina Jung
Cristiane Regina Jung - Formação em Comunicação Social – Relações Públicas pela Unisinos, MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, pela IERGS-RS UNIASSELVI, com experiência de mais de 15 anos em Organização de Eventos Corporativos e de Empreendedorismo, e elaboração de projetos em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Humano, para pequenas e médias empresas, proprietária da Birô de Eventos, Embaixadora da Escola de Você no RS (maior plataforma educacional de empoderamento feminino da América Latina, com mais de 500 mil alunas). Idealizadora do projeto “Mulheres em Conexão”, eventos de negócios para fomentar o empreendedorismo feminino, inspirar e conectar mulheres com encontros de conhecimento, novas ideias, mentorias, destaques de novos negócios, trajetórias, resultados e conexões estratégicas.
Público-alvo: Empreendedoras de pequenos e médios empreendimentos, profissionais que estão em início de projeto empreendedor, profissionais com ideias de negócios que sonham em empreender, demais interessadas no tema.
Local: Sérgio Napp 2
Conteúdo programático:

Insight 01 – DESCONTRUA-SE PARA SE REINVENTAR

  • O líder criativo
  • Inspirador da criatividade
  • Hábitos que transformam
  • Atitude para aprendizado

Insight 02 – GESTÃO CRIATIVA E O PODER REALIZADOR

  • Start a liderança criativa
  • Criatividade e estratégia.
  • Efetividade Gestão da Criatividade
  • Criando novas rotas

Ideias compartilhadas.

Data e horário: Dias 30 de novembro, das 8h às 14h e 07 de dezembro, das  9h às 17h.
Prazo de inscrição: Até 07 de dezembro.Inscrições aqui
Duração: 14h
Sinopse: Apresentar teoria básica e ferramentas sobre criação de conceito pra ensaios fotográficos de moda, além do exercício prático sobre como planejar e executar a produção de um ensaio de moda.
Ministrante: Leonardo Farias
Empresário, modelo, ator, Stylist e produtor de moda. Graduado Bacharel em Design de moda pela universidade do vale do Rio dos Sinos. Atualmente residente do RS Criativo com sua marca de moda masculina AFARA.
Público-alvo: Pessoas atuantes ou interessadas na área de produção de moda.
Local: Sérgio Napp 2
Conteúdo programático:

DIA 30/11

  • 15 min - oficineiros;
  • 20 min - pessoas inscritas
  • Explicação sobre o objetivo da aula e método de trabalho.
  • Teoria sobre Styling e Produção de moda, mostrando alguns exemplos e referências.
  • Atividade prática: desenvolvimento de conceito pra ensaio de moda de cada grupo de alunos.

DIA 07/12

  • Pela manhã acontecerão as produções dos editoriais e a tarde a escolha das imagens.

Profissionais convidados:

Desiree Do Valle - Stylist| Produtora de Moda| Modelo
Mariele Cruz - Stylist / Produtora de Moda| Modelo | Atriz
Josemar Afrovulto - Stylist / Produtora de Moda| Modelo | Atriz
Marlon Laurêncio - Stylist / Produtora de Moda| Modelo | Atriz
Guilherme Fernandes – Stylist / Produtora de Moda| Modelo | Atriz
Alisson Batista – Stylist / Produtora de Moda| Modelo | Atriz
Daniel Andrés - Stylist / Produtora de Moda| Modelo | Atrizes

Excepcionalmente, os cursos de dezembro não emitirão certificados. 

DEZEMBRO
Atividades dezembro

DATA: 3/12 e 6/12, das9h às 13h
Carga horária: 8h
PRAZO DE INSCRIÇÃO: Até 06/12
Link para inscrições: Inscrições aqui
SALA: Sergio Napp 1
SINOPSE: Ementa e Metodologia: Oficina de reflexão e prática da realização audiovisual voltada a criação de conteúdo que possa ser utilizado como expressão da realidade e projetos dos envolvidos. Proporcionar aos participantes o contato com a realização audiovisual a partir de seus próprios dispositivos móveis, com foco na produção de vídeos de apresentação e pequenos documentários sobre seus projetos, com foco em redes sociais (YouTube, Facebook e Instagram), divulgação e apresentações com qualidade, agilidade e baixo custo, a partir de mecanismos disponíveis nos aparelhos e apps. O curso pretende ainda valorizar a reflexão sobre o poder que temos em mãos para produzir, transmitir e exibir conteúdo audiovisual relevante. O curso abordará a utilização do celular como câmera, distribuidor e exibidor de conteúdo audiovisual. Ao final do curso os alunos realizaram um vídeo de 30s a 1min para o seu canal no YouTube ou para cabeçalho de sua página no Facebook.
Ministrantes:
Gustavo Spolidoro (spolidoro.gustavo@gmail.com) – mestre em Comunicação Social pela PUC/RS. Professor do curso de Cinema Escola Famecos/PUCRS desde 2006. Diretor com 21 curtas, 5 longas, 3 séries e mais de 70 prêmios. Participou com seus filmes de festivais como Berlim, Sundance e Rotterdam. É Coordenador de Curadoria do Cine Esquema Novo, desde 2003.
Lucas Heitor Beal Sant’anna (lucasheitor2008@gmail.com) - tecnólogo em Produção Audiovisual pela PUCRS. Foi assistente de câmera em 4 longas e séries entre 2018 e 2019.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Programa: . Direcionamento de conteúdo e forma com objetivo de desenvolver/criar os projetos e negócios dos participantes. . Entendendo a prática audiovisual a partir de dispositivos móveis. . Aplicação do conteúdo produzido para as redes sociais e seus canais no Youtube e Facebook. . Conhecendo e aprendendo a editar e finalizar em apps para dispositivos móveis. Como fazer estes vídeos representarem e apresentarem o seu projeto.

 OBS Material necessário: os alunos deverão baixar o app FILMORAGO em seus celulares. O app de edição de vídeo é gratuito e está disponível para Android e IOS. Levar um celular com câmera para as aulas. (em caso de não possuir celular, o aluno pode fazer o trabalho com outro colega). Os alunos deverão trazer materiais em video e foto pra utilizar no seu vídeo final.escrição

DATA: 3/12, das17h às 18h30
Carga horária: 1h30
PRAZO DE INSCRIÇÃO: Até 3/12. Inscrições aqui
SALA: Sergio Napp 1
SINOPSE: Painel sobre Empreendedorismo e a importância dos mentores/impulsionadores na vida de uma Startup, apresentando os três elementos do ecossistema dos eventos de rua de Porto Alegre (apoiador, organizador e expositor).
MINISTRANTES:
Guilherme Fraga (Plataforma Poa na Rua) - Founder e CEO do Poa na Rua, nascido em Porto Alegre, formado em Direto pela Faculdade Escola Superior do Ministério Público.  Aficionado por tecnologia desenvolveu junto com a sua sócia e esposa, Thiana Pinto, o Poa na Rua. A inspiração para o projeto sobreveio em terras espanholas, quando residiram em Barcelona. Após acompanhar o movimento de rua europeu, resolveu criar uma plataforma que facilitasse o acesso das informações dos eventos de rua em Porto Alegre.
Suzana Jung (Produtora Tô na Rua) - Bacharela em direito, pós graduada em direito do consumidor e marketing digital. Produtora cultural há mais de 10 anos. Head criativa da produtora TO NA RUA.
Ícaro (Empreendimento Madras Especiarias) - Formado em logística e administração, apresenta um histórico profissional na indústria petroquímica. Seguindo o sonho de ter um negócio próprio e ter mais qualidade de vida, abriu um comércio no litoral. Após sete anos voltou a Porto Alegre com sua família para reiniciar sua trajetória na logística, dessa vez em farmácia hospitalar. Muitas experiências tóxicas e rotinas desgastantes depois, aproveitou a oportunidade e mudou de rumo. Decidiu com sua esposa empreender num ramo totalmente desconhecido, o que era uma paixão familiar, se tornou a Madras Ervas e Especiarias, hoje a um ano e meio atuam diretamente em feiras culturais pela cidade.

Ana Fagundes (mediadora)

 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Apresentação RS Criativo
Apresentação Painelistas
Bate papo
Espaço para perguntas e respostas

DATA: 06/12, das 14h às 18h
Carga horária: 4h
PRAZO DE INSCRIÇÃO: Até 06/12. Inscrições aqui
SALA: Sérgio Napp 1
SINOPSE: A imersão do Brick de Desapegos pretende falar sobre dois assuntos importantes para o segmento de eventos: importância do coletivo e estética/apresentação do expositor.
MINISTRANTES:
Natalia Sousa Guasso - Formada em Publicidade e Propaganda, já trabalhou em diversas agências e produtoras de cinema de POA. Idealizadora e produtora do projeto Brick de Desapegos há 8 anos.
Paula Visoná - Designer estratégica, palestrante, professora e doutora da faculdade Unisinos.
PÚBLICO ALVO: expositores de feiras

DATA: 07/12, das 9h às 17h
Carga horária: 7h
PRAZO DE INSCRIÇÃO: Até 07/12. Inscrições aqui
SALA: Sérgio Napp 2
Sinopse: Apresentar teoria básica e ferramentas sobre criação de conceito pra ensaios fotográficos de moda, além do exercício prático sobre como planejar e executar a produção de um ensaio de moda.
Ministrante:
Leonardo Farias - Empresário, modelo, ator, Stylist e produtor de moda. Graduado Bacharel em Design de moda pela universidade do vale do Rio dos Sinos. Atualmente residente do RS Criativo com sua marca de moda masculina AFARA.
Público-alvo: Pessoas atuantes ou interessadas na área de produção de moda.
Conteúdo programático:

DIA 07/12

∙      Pela manhã acontecerão as produções dos editoriais e a tarde a escolha das imagens.

 

Profissionais convidados:

Desiree Do Valle - Stylist| Produtora de Moda| Modelo
Mariele Cruz - Stylist / Produtora de Moda| Modelo | Atriz
Josemar Afrovulto - Stylist / Produtora de Moda| Modelo | Atriz
Marlon Laurêncio - Stylist / Produtora de Moda| Modelo | Atriz
Guilherme Fernandes – Stylist / Produtora de Moda| Modelo | Atriz
Alisson Batista – Stylist / Produtora de Moda| Modelo | Atriz
Daniel Andrés - Stylist / Produtora de Moda| Modelo | Atrizescrição

DATA: 13/12 e 17/12, das 14h às 17h
Carga horária: 6h
PRAZO DE INSCRIÇÃO: Até 19/12. Inscrições aqui 
SALA: Sergio Napp 2
Sinopse - O mini-curso tem como objetivo conhecer melhor o conceito de economia criativa, seu surgimento e as diversas abordagens teóricas e práticas sobre o tema. Do ponto de vista dos conceitos teóricos e metodológicos serão abordadas as principais formulações sobre o tema, sua história e o contexto do seu surgimento no mundo, assim como os desafios e dificuldades no sentido da compreensão dos fenômenos da economia criativa. Mas o curso também vai fazer uma abordagem sistemáticas das práticas, a partir de exemplos concretos de experiências mundiais, nacionais e locais. Serão também apresentados números da economia criativa no contexto mundial, nacional e regional, além de uma bibliografia atualizada sobre o tema. Vamos também analisar cases de sucesso e analisar de forma crítica as políticas públicas existentes, seu potencial os desafios que se colocam para os empreendedores da economia criativa no RS.

Ministrante:
Tarson Núñez é pesquisador do Departamento de Economia e Estatística da Secretaria do Planejamento do RS. É doutor em Ciência Política pela UFRGS e atualmente está em um projeto de pós-doutorado em Planejamento Urbano e Regional na mesma universidade. Desde 2014 vem realizando pesquisas sobre os temas da economia criativa, tendo publicado estudos sobre o papel da economia criativa para o desenvolvimento, sobre as cadeias produtivas do audiovisual, da música, assim como estudos sobre a indústria de games e sobre moda e design. Coordena as atividades de pesquisa do programa RS Criativo

Conteúdo programático:

Unidade I – Economia criativa e desenvolvimento

Economia Criativa: História e conceitos
Os distintos modelos e seus fundamentos
Características da economia criativa
Desdobramentos em termos de políticas públicas

Unidade II – Economia Criativa no Brasil e no RS

Posição do Brasil no contexto mundial da Economia Criativa
O contexto do debate sobre economia criativa no Brasil
Perspectivas da Economia Criativa no RS.escrição

DATA: 12/12, das10h às 12h
Carga horária: 2h
PRAZO DE INSCRIÇÃO: Até 12/12. Inscrições aqui
SALA: Sérgio Napp 1
SINOPSE: Empresa consciente - o case da Dobra.
A Dobra é uma empresa que deixa o mundo mais aberto, irreverente e do bem vendendo experiência de consumo através de produtos de "papel". Dentro dos produtos, estão carteiras, porta passaportes, bags, camisetas e tênis. Conheça um pouco mais sobre o funcionamento da empresa e como a Dobra entende que deve ser um vetor de mudança positiva na sociedade.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Empreendedorismo, impacto social, propósito, ferramentas de gestão;

MINISTRANTE:
Gui Massena - Cofundador da dobra, 25 anos, formado em gestão para inovação e liderança pela UNISINOS. entende que os negócios devem ser vetores de mudança positiva na sociedade.

DATA: 17 de dezembro, das 15h às 18h
Carga horária: 3h
PRAZO DE INSCRIÇÃO: Até 17/12. Inscrições aqui
SALA:  Sergio Napp 2
SINOPSE: O curso de distribuição tem como objetivo apresentar o mercado audiovisual para profissionais e estudantes. Mostrando como se dá o processo de comercialização de série, longas e curtas metragem para as diversos players e plataformas (cinema, televisão, streamings e demais plataformas digitais). Além disso, irá abordar a criação e gerenciamento de estratégias para criar contato entre o público-alvo e os projetos audiovisuais. 

MINISTRANTES:
Isadora Bondarenko  é formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela UFSM e pós-graduada em Televisão e Convergência Digital pela Unisinos. Atualmente trabalha como gestora de marketing da distribuidora Lança Filmes. Cofundadora e responsável pelo Marketing do voluntariado Sigma Cinema. 
Jeferson Silva  é formado em Produção Audiovisual pela PUCRS e graduando em Relações Internacionais pela UFRGS. Participante do projeto “Núcleo de estudos de Economia Criativa (NECCULT) UFRGS. Atuou como coordenador de programação na distribuidora Lança Filmes. Atualmente é freelancer e técnico Audiovisual pela Rede Multivideos/UFRGS. Co-fundador, produtor e curador do voluntariado Sigma Cinema. 
Marcelo de Bacco é formado em Produção Audiovisual pela PUCRS. Atualmente trabalha como produtor e editor freelancer. Co-fundador e produtor do voluntariado Sigma Cinema 
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Formatação e dicas para a apresentação de conteúdos para o mercado interno e externo em Festivais de Cinema e Mercados de Cinema e TV. Estudo de curtas-metragens nacionais com carreiras em festivais nacionais/internacionais. 
PÚBLICO ALVO: Focado em estudantes e profissionais que trabalham com produção audiovisual e também de comunicação social. Interessados em entender como funciona o processo de marketing para produções audiovisuais

DATA: 18/12, das 15h às 18h
Carga horária: 3h
PRAZO DE INSCRIÇÃO: Até 18/12. Inscrição aqui
SALA:  Sérgio Napp 2
SINOPSE:
A APOIA.se acredita que o financiamento coletivo é revolucionário porque ele sacode algumas lógicas tradicionais de produção, trabalho e renda. Mas imagine só: trabalho, criatividade, liberdade, sustentabilidade e conexão. Tudo isso junto e misturado, parece possível? O financiamento coletivo nos mostra que é.
Hoje, tecnologia se alia às práticas coletivas, e Fazeres que geram valor compartilhado podem ser financiados de diferentes formas através da potência coletiva. 
A APOIA.se oferece, hoje, 4 modalidades diferentes de financiamento - pois os Fazeres são diversos. Modalidade Contínua, Por Criação, Flex e Turbinada são opções para você inserir seu empreendimento criativo-social-educativo-inspiracional em uma lógica rentável e interdependente.
Neste workshop, a APOIA.se vai contar um pouco de sua história, apresentar cada uma das 4 modalidades de campanhas disponíveis, para que tipo de Fazer cada uma delas é mais indicada, e mostrar, na prática, como uma campanha pode ajudar você a se juntar a essa revolução criativa e financeira.
MINISTRANTES:
Ilana Colonetti Nicilovitz - Psicóloga com ênfase em Gestão em Saúde pela UFCSPA. Especialista em Saúde Mental Coletiva pela UFRGS. Empreendedora faz-tudo e ama unir ao seu lado de humanas esse business de impacto. Sócia da APOIA.se, desenvolvendo pessoas, produtos e revoluções <3
Hernán Efrón - Fundador e CEO da plataforma APOIA.se. Laureado em Administração de Empresas pela UFRGS, também cursou, sem concluir, os cursos Ciências Contábeis e Música Popular na mesma universidade.
Trabalhou em algumas multinacionais da área de tecnologia como Totvs, PricewaterhouseCoopers e Dell, decidiu deixar a carreira de executivo para dedicar-se ao estudo da música e à criação de negócios onde visse propósito. Empreendedor inquieto, já foi sócio de consultorias de design estratégico para inovação social e desenvolvimento de software como a Softa e a Engage, e começou a trabalhar com crowdfunding em 2010, quando se envolveu com a criação da plataforma Catarse.me, época em que já idealizava as possibilidades do financiamento coletivo e recorrente.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

- Financiamento Coletivo: História, de onde veio e para onde vai;
- Impacto social, criativo e cultural da produção e financiamento coletiva de Fazeres;
- Financia como mesmo? Modalidades ofertadas pela APOIA.se;
- Como escolher a modalidade ideal para o seu Fazer;
- Da teoria à prática: como faz? Desenhando uma campanha de financiamento coletivo do zero.

PÚBLICO ALVO: Público em geral curioso para conhecer e aprender sobre formas de financiar trabalhos de forma coletiva.

Secretaria da Cultura