Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Cultura

Início do conteúdo

IEL lança acervo digital do crítico e professor Guilhermino César

Lançamento será feito com evento na BPE

Publicação:

O material do acervo estará disponível para pesquisas na página Acervos da Cultura
O material do acervo estará disponível para pesquisas na página Acervos da Cultura
Por Ascom IEL | Edição: Douglas Carvalho / Ascom Sedac

O acervo digitalizado do crítico literário e professor Guilhermino César será disponibilizado ao público pelo Instituto Estadual do Livro (IEL). Para marcar o lançamento, o IEL promoverá o evento “Trajetória de Guilhermino César”, nesta terça-feira (16), às 18h30min, na Biblioteca Pública do Estado (BPE). O IEL e a BPE são vinculados à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac).

Compõem o acervo originais de cartas e cartões remetidos a Guilhermino desde o ano de 1920 até seu falecimento, em 1993. São cerca de cinco mil registros, que tratam de assuntos pessoais, familiares, profissionais e acadêmicos. Após o lançamento, o material estará disponível para pesquisa na página Acervos da Cultura.

O evento desta terça terá participação de Lea Masina, doutora em Literatura Comparada, crítica literária, professora aposentada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e ex-diretora do IEL; e de Alexandre Veiga, arquivista, doutor em História pela UFRGS e coordenador do Núcleo de Acervo e Memória da Casa de Cultura Mario Quintana.

Sobre o homenageado 

Guilhermino César (1908-1993) foi escritor, historiador, crítico literário e professor. Nasceu em Eugenópolis (MG) e, nas décadas de 1920 e 30, integrou o movimento modernista mineiro. Passou a residir no Rio Grande do Sul a partir de 1943, exercendo o magistério na UFRGS, além de vários cargos públicos no governo estadual. Em 1990, foi patrono da Feira do Livro de Porto Alegre. Em seu trabalho como acadêmico, crítico e ensaísta, teve importante papel no resgate e na valorização de diversos aspectos da cultura gaúcha, como o legado das Missões Jesuíticas, a influência do Partenon Literário, a emergência do Movimento Tradicionalista e o pioneirismo do teatro de Qorpo Santo.


Serviço

Evento "Trajetória de Guilhermino César"

Onde: Salão Mourisco da BPE (Rua Riachuelo, 1190, Centro Histórico, Porto Alegre)

Quando: terça-feira (16), às 18h30

Entrada gratuita

Secretaria da Cultura